Ponta Grossa
Fim das convenções mobiliza lideranças políticas de PG
Grupos políticos tem até a próxima segunda-feira (5) para definir as candidaturas
Carlos Eduardo Mendes | 04 de agosto de 2024 - 08:00
A reta final para a realização das convenções marca as últimas definições dos grupos políticos em relação aos nomes que disputarão os cargos eletivos nos Poderes Legislativo e Executivo de Ponta Grossa. Na próxima segunda-feira (5), o prazo para a realização das convenções partidárias, se encerra. Com isso, a população conhecerá os postulantes à Câmara e a Prefeitura.
A importância das convenções pode ser entendida ao realizar a leitura do art. 87 do Código Eleitoral. Conforme o texto, só podem concorrer às eleições os candidatos filiados a um partido político. Uma vez que cada agremiação possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos. Além da definição dos nomes para a disputa do pleito, a convenção estabelece a formação de coligações (união de dois ou mais partidos). Todas as decisões tomadas na convenção precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Ponta Grossa apresenta um cenário em que três grupos políticos que concorrerão ao Executivo irão se definir entre domingo (4) e segunda-feira (5) para homologar as candidaturas. As maiores expectativas são pelas confirmações dos candidatos à Prefeitura Municipal.
ALIEL MACHADO - A convenção partidária do PV de Aliel, ocorre na segunda-feira (5), às 18h, no Premium Vila Velha Hotel. Para o deputado federal, a convenção é a consolidação de todo um trabalho construído através da mão de muitas pessoas. "Nosso plano de governo vai contemplar a experiência de referências em todas as áreas importantes da cidade. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade, chegar até aqui e saber que representamos a esperança de milhares de pessoas. Mas sempre pensando em Ponta Grossa em primeiro lugar", destacou Aliel.
Além do PT e do PCdoB que são os demais partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança junto do PV, a legenda de Aliel estará coligada para as Eleições com o PDT, Rede, Psol e PSB, partido que deve indicar a candidatura à vice-prefeitura para a chapa do PV.
ELIZABETH SCHMIDT - O União Brasil, de Elizabeth, que buscará a reeleição, marcou a convenção para o domingo (4), às 10h, na Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT). O evento contará com a presença do senador Sergio Moro, o qual é filiado ao União Brasil. Para Elizabeth, a convenção é o primeiro lance de um jogo que ainda não começou. "Queriam me calar, tiraram partidos, praticamente me expulsaram do partido do governador. Mas vamos pra campanha mostrar o que foi feito pela cidade num período muito curto, que com a pandemia em 2021 ficou mais curto ainda", disse. Elizabeth enfatiza que apresentará o que foi feito durante a gestão e o que terá de propostas, principalmente na Saúde. "Espero vocês lá no domingo pela manhã. O clube é dos Homens do Trabalho. Mas lá vocês vão ver o trabalho da vovó aqui!", finalizou.
Para a disputa eleitoral de Ponta Grossa, o União Brasil estará coligado com o MDB, partido que indicará o candidato a vice-prefeitura de Elizabeth.
MARCELO RANGEL - A definição da candidatura de Rangel, pelo PSD, ocorre na segunda-feira (5), às 19 horas, no Hotel Bourbon. A conferência partidária contará com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, líder do partido em âmbito estadual. Marcelo Rangel afirma estar realizado com o caminho traçado até o momento da definição da candidatura. "Construímos chapas completas em todos os partidos, com maior número de candidaturas femininas [...] isso é muito importante porque mostra que nos preocupamos com a inclusão", disse. Rangel afirma que o grupo político que formou tem o maior número de apoios, nas esferas estadual e federal, e ressaltou que no cenário municipal consolidou parcerias. "Nós temos o apoio do atual vice-prefeito, de vereadores, das principais lideranças da cidade. Com as coligações, temos 200 candidatos com muita vontade de começar um projeto novo para Ponta Grossa e transformar novamente a Cidade Princesina na maior protagonista do estado do Paraná", finalizou Rangel.
São nove partidos que estarão coligados com o PSD de Rangel: PODE, Republicanos, PRD, Democracia Cristã, PMB, Avante, Solidariedade e PL, partido que indicará o candidato a vice do grupo.
CHAPAS CONFIRMADAS - Dois grupos políticos já se definiram para a disputa das Eleições. O primeiro deles é o formado pelos partidos Cidadania, PSDB e PP, que terá como candidata à Prefeitura Mabel Canto e Sandra Queiróz como vice, ambas Tucanas. No dia da convenção, Mabel destacou estar preparada e ressaltou que pela primeira vez na história, a cidade conta com uma chapa de duas mulheres para a Prefeitura. "Nós queremos promover a mudança que Ponta Grossa precisa. Elaboramos um plano de governo que quer reestruturar áreas como a saúde, educação, segurança pública, economia, e, principalmente, melhorar a vida das pessoas", afirmou.
Já o partido Novo escolheu pelos nomes de Magno Zanelatto e Beto Okazaki para a disputa majoritária. Em nota, enviada no dia da convenção, ocorrida no último domingo (29), o Novo comunicou que com a escolha dos candidatos e a definição das estratégias eleitorais, a legenda está pronta para encarar os desafios das eleições de 2024. "O sucesso da convenção reforça a confiança na capacidade do partido de promover uma política renovadora, comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento de Ponta Grossa", escreve o comunicado enviado à imprensa.