PUBLICIDADE

Usina a biogás gera energia para prédios públicos em PG

Geração de energia sustentável a partir de resíduos orgânicos já tem garantido crédito na rede elétrica para compensar o consumo na Prefeitura, prédio Guaíra, 40 UBS, 5 escolas e UPA Santana

Aperfeiçoamento da gestão de resíduos era uma das metas da Secretaria de Meio Ambiente, com destinação correta para cada tipo
Aperfeiçoamento da gestão de resíduos era uma das metas da Secretaria de Meio Ambiente, com destinação correta para cada tipo -

A conversão de resíduos orgânicos em energia elétrica sustentável pela Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) já está suprindo o consumo de energia em diversos prédios públicos em Ponta Grossa. Desde o final de 2022, com o processamento de aproximadamente 13 toneladas de resíduos orgânicos/dia, a Prefeitura está gerando créditos que compensam o consumo de energia no Paço Municipal, prédio Guaíra, 40 unidades básicas de saúde (UBS), cinco escolas municipais e UPA Santana. Foi o que revelou o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

“Dando cumprimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos, com a coleta seletiva e destinação correta dos recicláveis, e a coleta seletiva de resíduos orgânicos com destinação para a usina, estamos ampliando a vida útil do aterro, que tem deixado de receber em média 13 toneladas de resíduos diariamente. Começamos uma coleta seletiva de orgânicos com os grandes geradores e os condomínios fechados. E agora vamos ampliar junto a coleta nas residências”, detalha Pitela. 

SOBRE A UTB

A UTB é a primeira usina do país que fará o processo termelétrico como parte da gestão de resíduos pela administração municipal. Em sua capacidade máxima, a estrutura poderá processar 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia, mais que o dobro do processamento atual.

A UTB conta com 2 biodigestores, sendo que há espaço reservado para ampliação futura com outros 2 biodigestores, passando a capacidade total de recebimento de 30 t/dia para 60 t/dia, e dobrando a capacidade de produção de energia elétrica.

FUNCIONAMENTO

O caminhão elétrico realiza a coleta diária dos resíduos orgânicos (resto de alimentos, hortifrútis, sementes, óleo de cozinha usado, etc.) e transportará até a UTB. O resíduo então é direcionado para um pré-tanque, onde é analisado e, estando em condições adequadas, é direcionado para os biodigestores. Na UTB foi implantando um dos mais modernos laboratórios de análise de biogás do país, destinado a realizar as análises dos resíduos, o monitoramento dos processos e pesquisas na área.

No interior dos biodigestores, bactérias realizam a digestão da matéria orgânica através de um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio), e nesse processo produzem o biogás – um gás composto por grande quantidade de metano, material altamente combustível.

O gás é então direcionado para os motogeradores, onde é queimado, e com isso, produz-se energia elétrica, a qual é transferida diretamente para a rede da Copel.

“Dessa forma, vamos aperfeiçoando a gestão de resíduos, tornando este processo cada vez mais sustentável, até mesmo com a coleta, que acontece com caminhão elétrico, abastecido 100% com energia da própria usina”, finaliza Pitela.

MEIO AMBIENTE TEM ATUADO EM VÁRIAS FRENTES

A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) tem intensificado as ações de fiscalização e notificação para limpeza de terrenos. Somente nos quatro primeiros meses do ano, já foram quase mil notificações publicadas em Diário Oficial para limpeza de lotes abandonados em mau estado de conservação.

O trabalho também tem sido intensificado na área do cuidado e proteção animal. Com o trabalho no CRAR e parceria com clínicas particulares, a previsão é que sejam realizadas 4.200 castrações esteano.

Além das castrações, a Secretaria vem fortalecendo a relação com as ONGs e protetores independentes, com criação de canal aberto para diálogo e apoio a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, para destinação de recursos.

Diariamente, equipes da SMMA têm estado nas ruas para realizar a manutenção de praças e parques da cidade, com o objetivo de garantir espaços públicos de lazer para a população. 

Entre os trabalhos de maior destaque, estão a revitalização da Praça Barão do Cerro Azul (Ponto Azul) com a reativação do chafariz, revitalização do Parque Monteiro Lobato, com a criação do Parcão, e reativação do chafariz em Uvaranas. 

Outro espaço que deve ganhar cara nova ainda este ano é o Parque Margherita Masini, que receberá uma revitalização completa e será local da nova sede da Secretaria de Meio Ambiente, uma construção totalmente sustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE