PUBLICIDADE

Mabel Canto questiona proposta de privatização da Copel

O Projeto de Lei 493/2022 visa transformar a empresa em uma companhia de capital disperso e sem acionista controlador

Deputada Estadual Mabel Canto em discurso na Assembleia Legislativa.
Deputada Estadual Mabel Canto em discurso na Assembleia Legislativa. -

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) questionou, na última segunda-feira (21), a proposta de privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), enviada através de Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A medida do Governo do Estado visa reduzir o capital total de 31,1% para até 15%. Mabel relatou que o estudo elaborado pelo Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) não veio em anexo com o PL.

De acordo com a Copel, o Governo pretende transformar a empresa em uma companhia de capital disperso. Neste caso, o Estado perderia a figura de acionista controlador, onde permaneceria com participação relevante em até 15% do capital social total da Companhia e 10% do capital votante.

Mabel diz ser contra o regime de urgência para a votação do PL de privatização e cobrou que o estudo feito pelo CCEE seja apresentado à Casa de Leis para que uma ampla discussão possa ser realizada. "O estudo não veio com o Projeto de Lei. Cadê esse estudo? Precisamos conhecê-lo para que saibamos quais são os pontos positivos e negativos em relação à venda da Copel. A Companhia gera 5 bilhões  de reais de lucros para os cofres públicos. Precisamos de tempo para a discussão desse projeto e não fazê-la de forma atropelada como o Governo está propondo", defende a parlamentar.

Ainda de acordo com Mabel, os deputados e a população precisam saber quais seriam os investimentos com a possível venda da Copel. "Onde será investido os recursos oriundos da privatização? O que a saúde ganharia? E a educação? E seus servidores? Se querem privatizar a Copel para fazer investimentos, precisamos saber para onde irá o dinheiro", indagou a deputada.

Mabel também questionou qual seria o futuro dos atuais programas sociais da Copel, como o Energia Solidária que beneficia quase 400 mil paranaenses.

O Projeto de Lei sobre a Copel necessita de aprovação do Legislativo e de análise do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE).

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE