PUBLICIDADE

Prefeitura de PG inaugura Laboratório de Ideias

Espaço foi idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Cultura

Espaço foi idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Cultura
Espaço foi idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Cultura -

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta quinta-feira (22), o LAB - Laboratório de Ideias – que concretiza mais uma etapa para a construção de uma cidade mais inteligente, inovadora e inclusiva.  "Nosso papel enquanto gestão é estimular e criar condições para que as pessoas possam alcançar seus objetivos. Para mim, inovação é confiar, acreditar nas pessoas. Este espaço é, assim, a esta confiança na capacidade de cada um", frisa a prefeita Elizabeth Schmidt.

Idealizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Ministério Público do Trabalho, por meio do Rotary Club Lagoa Dourada e do Instituto BRF, o LAB surgiu com o objetivo de oportunizar à sociedade ponta-grossense um espaço de cocriação e colaboratividade, gerando mais inovação e desenvolvimento para o município.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que objetivo é que o ambiente, organizado no Centro Municipal de Cultura, seja um espaço propício para o surgimento de novas ideias e produtos inovadores que poderão revolucionar o mercado da economia criativa e destacar Ponta Grossa em âmbito nacional. “Com a implantação do espaço de cocriação de economia criativa, cria-se um ambiente que possibilitará a geração de trabalho e renda, decorrente da inclusão produtiva, capacitação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, sendo o primeiro espaço público no Brasil voltado à economia criativa”, frisa.

Segundo ela, a materialização do projeto iniciou no ano passado, quando ela e o secretário de Cultura, Alberto Portugal, apresentaram a ideia ao Rotary, que abraçou a iniciativa. “A principal função do Laboratório de Ideias é oferecer acessibilidade e, portanto, mais igualdade em nossa sociedade. Isso porque o espaço foi pensado para que o maior número de pessoas possa ter acesso facilitado às inovações e ferramentas tecnológicas. Afinal, é a partir de experiências individuais que muitas ideias e projetos acabam se tornando importantes para a nossa sociedade”, diz. “Através do LAB, estaremos disseminando a cultura da inovação preconizada no eixo de educação e empreendedorismo do Vale dos Trilhos, nosso ecossistema de inovação”, completa.

O presidente do Rotary Club Lagoa Dourada, Jorcy Erivelto Pires, destacou a importância do projeto e a satisfação em poder torná-lo realidade.  "É muito gratificante saber que o desfecho deste projeto será a possibilidade de gerar cidadania, por meio de ferramentas valiosas, com igualdade, com tecnologia para algo que é tão gratificante como a geração de trabalho e renda", ressaltou a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Ponta Grossa, Cibelle Costa de Farias.

A inauguração do Laboratório de Ideias se torna também mais uma importante ação da gestão municipal. “Nesta era tecnológica, em que existem tantos instrumentos para materialização de ideias, o LAB vem com objetivo de oportunizar discussão, pesquisa, produção de ideias e isto tem tudo a ver com a cultura contemporânea, com os conceitos que a gente busca de inovação para nossa cidade”, afirma o secretário Alberto Portugal.

Como funciona

Conforme Portugal, o espaço é uma oportunidade de oferecer à comunidade o que as mentes incríveis e as boas ideias podem representar no desenvolvimento da cidade. Com o acesso mais fácil à um espaço produtivo, a intenção é que a população que usufrui do LAB se torne mais empoderada, aprendendo a lidar com novas tecnologias e a colocar as suas ideias e planos em prática. Para isso, será feito chamamento público por meio do qual 12 ideias serão desenvolvidas por semestre.

O espaço oferecerá ainda outros tipos de serviços que também são essenciais para a sociedade: através de parceiras com as nossas universidades e faculdades locais ofertará diferentes cursos, como desenho digital até tecnologias de fabricação digital. Conversas com profissionais de áreas como robótica, design, cultura digital e empreendedorismo também serão disponibilizadas no local.

Presenças

A inauguração do Laboratório de Ideias contou ainda com a presença de representantes de entidades da sociedade civil organizada, judiciário, instituições de ensino, secretários municipais. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE