PUBLICIDADE

Prefeitura atende mais de 500 pessoas no Oscar Pereira

Primeiro dia registrou 230 casos positivados para covid-19

Foram 230 pessoas com resultado positivo para covid-19, 289 casos negativos e 46 casos sem definição.
Foram 230 pessoas com resultado positivo para covid-19, 289 casos negativos e 46 casos sem definição. -

Primeiro dia registrou 230 casos positivados para covid-19

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu 565 pessoas no Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, nesta segunda-feira (24), primeiro dia de início dos trabalhos para centralizar os serviços de atendimento de casos respiratórios e sintomáticos.

As informações são da Fundação Municipal de Saúde, que informa também que entre os atendidos pelos profissionais foram 230 pessoas com resultado positivo para covid-19, 289 casos negativos e 46 casos sem definição.

O presidente da Fundação, Rodrigo Manjabosco, esclarece que o Centro de Atendimento é indicado apenas para pessoas que apresentam sintomas respiratórios leves e que necessitam de avaliação médica. “Pedimos que as pessoas procurem o local apenas se apresentarem sintomas. No caso de pessoas com sintomas moderados a grave, a orientação é que procurem diretamente as UPAS”, explica.

O Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios ficará instalado por até 60 dias na estrutura do Ginásio Oscar Pereira, realizando acolhimento, testagem, medicação e recomendação de isolamento dos casos suspeitos e confirmados, desafogando os demais pontos de atendimento. “Com o aumento significativo da procura de pacientes com sintomas, assim como vem ocorrendo em todo cenário nacional, estamos deslocando equipes da linha de frente que atuam nas unidades de saúde para essa estrutura, principalmente para desafogar os demais pontos de atendimento”, declara a prefeita Elizabeth Schimdt, ressaltando que a população continuará recebendo atendimento das Estratégias de Saúde da Família em outras UBS de referência, apenas durante esse período de concentração deste atendimento.

O Centro de Atendimento montado no Ginásio Oscar Pereira funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com objetivo de receber exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves. Haverá também coleta de testes rápidos para contatos de casos positivos.

Reorganização

Em decorrência da necessidade de realocação de equipes para o Centro de Atendimento e o número de profissionais de saúde afastados, algumas Unidades de Saúde estão com suas atividades paralisadas temporariamente. Nessas unidades, agentes comunitários ou de endemias permanecerão o dia todo para orientar a população que procurar o serviço.

“As unidades de saúde que permanecerem abertas, atenderão, prioritariamente e sem distinção de microáreas, as gestantes (independente do risco), as puericulturas de alto risco, renovação de receitas controladas, renovação de receita de Hiperdia e acolhimentos conforme protocolo, além dos pacientes com sintomas respiratórios da sua área de abrangência e na referenciada à sua UBS que procurarem o serviço”, explica Manjabosco.

Atendimentos essenciais como curativos, administração e dispensação de contraceptivos e outros medicamentos, dispensação de materiais de autocuidado/fraldas, vacinas e comunicação do agendamento de consultas especializadas estão sendo mantidos. Os demais atendimentos eletivos, coleta de exames de não gestantes, grupos de atendimentos e coleta de preventivo poderão ser cancelados, caso seja necessário para dar conta das demandas prioritárias elencadas acima.

As receitas de Hiperdia terão sua validade prorrogada por 60 dias, porém é necessário que o paciente tenha a sua via da receita em mãos, na qual será registrada a dispensação no verso. Casos moderados e graves que necessitem de observação/oxigenoterapia/internamento poderão ser encaminhados às UPAs via SAMU.

Atividades esportivas

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, as atividades esportivas no Ginásio Oscar Pereira como ginástica, yoga, roller e caminhada, estarão suspensas por tempo indeterminado, enquanto o espaço for utilizado para atendimentos respiratórios e sintomas gripais leves. O retorno das atividades será divulgado em momento oportuno.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE