PUBLICIDADE

UPAs Santa Paula e Santa'Ana voltam a receber público geral

O público geral atendido será em casos de urgência e emergência

UPA de Sant'Ana
UPA de Sant'Ana -

O público geral atendido será em casos de urgência e emergência

A pandemia mudou a rotina de atendimentos das estruturas de saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula tornou-se referência para o atendimento covid-19, inclusive, com internação. E a UPA Sant'Ana exclusiva para casos clínicos. Agora, com a redução dos casos, as unidades retomarão, no dia 1º de agosto, o seu fluxo normal para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 12 anos.

"Considerando os dados epidemiológicos e necessidade de atendimento às demandas atuais, em reunião do COE, ficou definido que, as duas Unidades de Pronto Atendimento do município (UPA Sant'Ana e UPA Santa Paula) passarão a atender o mesmo público, Urgência e Emergência, tanto de sintomáticos respiratórios quanto das demais demandas de pacientes adultos. Portanto, a partir da próxima segunda (02/08), os casos leves de sintomáticos respiratórios voltarão a ser atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Somente casos moderados e graves deverão ser encaminhados para as UPAs", explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Manjabosco. 

Kelly Maria Silveira, diretora técnica da UPA Santa Paula, conta que a retomada dos atendimentos de urgência e emergência é um motivo para celebrar. Afinal, durante toda a pandemia, a unidade manteve-se lotada e com casos graves. “Atuamos como hospital durante a pandemia. Entendemos que o momento era de irmos além do nosso perfil e oferecer o melhor atendimento possível, com segurança e a agilidade que os nossos usuários precisavam. Nosso time está preparado para atender, com segurança e qualidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E manteremos ainda o atendimento a sintomas respiratórios também”, revela.

Os funcionários dos estabelecimentos de saúde estão cientes do novo fluxo e a intenção da FMS  é que a mudança aconteça com a tranquilidade necessária. “Nossas equipes estão orientadas e preparadas para a retomada das atividades. Todos os serviços atenderão diversos casos, juntos, conseguiremos promover uma saúde de qualidade para a população”, comenta Manjabosco.

Sobre a coleta de testes

As referências para coleta de testes RT-PCR no município serão nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Luiz Conrado Mansani (Uvaranas), Cyro de Lima (Oficinas) e Egon Roskamp (Santa Paula) de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 13h às 15h.

Nos finais de semana, os pacientes poderão realizar o teste em qualquer uma das duas UPAs, entre às 6h e 8h. 

Os testes sorológicos deverão ser realizados na UBS de referência do paciente.

Informações da Prefeitura de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE