PUBLICIDADE

Sintropas é a favor de ajustes no transporte público de PG

Luizão, presidente do Sindicato, pede que o serviço seja administrado por pessoas que conheçam o sistema.

Imagem ilustrativa da imagem Sintropas é a favor de ajustes no transporte público de PG
-

Luizão, presidente do Sindicato, pede que o serviço seja administrado por pessoas que conheçam o sistema

O Jornal da Manhã tem debatido sobre um possível novo modelo de transporte público coletivo para a cidade de Ponta Grossa. Desta vez o presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, explicou que o serviço precisa de ajustes e solicitou políticas públicas voltadas ao transporte coletivo, “administradas por pessoas que conheçam o sistema”, diz o representante do sindicato que defende a classe de trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG), atual concessionária e prestadora do serviço na cidade ponta-grossense.

O contrato de hoje vence em julho de 2023 e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Procuradoria Geral, já tem se movimentado para organizar uma equipe que estude um possível novo modelo de transporte público coletivo.

Ao ser questionado pelo Jornal da Manhã sobre como seria um serviço ideal para a cidade, Luiz respondeu que “seria com vias de faixas exclusivas para ônibus, tarifa social de valor relativamente baixo, o que elevaria o IPK e, consequentemente, aumentaria o salário dos trabalhadores representados”, explica “Luizão”, como é mais conhecido. O IPK - Índice de Passageiros por Quilômetro, apura quantos passageiros o ônibus transporta em média de quilômetro percorrido. Quanto maior o IPK, mais passageiro e maior o lucro. O IPK também interfere no valor da tarifa, é o que explica a assessoria de imprensa do Sintropas.

Outra solicitação, de acordo com Luiz, é que o Município “reveja a situação dos veículos de aplicativos, tarifando as empresas, da mesma forma como ocorre em Curitiba, para que este valor seja utilizado para subsidiar o transporte. Isso possibilitaria que o custo da tarifa fosse revisto”, finaliza Luizão.

O Procurador Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta, afirmou, em 19 de abril, que “o procedimento de montagem de comissão foi iniciado pelo Procurador de Contas a meu pedido, para realmente darmos início a estudos e levantamentos de dados para subsidiar, com informações, as definições do novo modelo de transporte público”, relatou.

Autoridades pedem mudanças

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), Daniel Milla (PSD), disse em entrevista que as discussões sobre um novo transporte precisam ser transparentes. Além disso, solicitou um amplo debate sobre o tema, com toda a população. Outra autoridade que foi a favor do início de estudos para o futuro do serviço é o presidente do Conselho Municipal de Transportes de Ponta Grossa, Elidio Carlos. Segundo ele, o atual modelo é antigo e precisa ser atualizado pela Prefeitura Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE