PUBLICIDADE

Uso de ‘kit-covid’ em PG será votado nesta quarta na Câmara

Medicamentos que seriam distribuídos pelo SUS são: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina-D, anticoagulantes e/ou outros fármacos.

Imagem ilustrativa da imagem Uso de ‘kit-covid’ em PG será votado nesta quarta na Câmara
-

Medicamentos que seriam distribuídos pelo SUS são: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina-D, anticoagulantes e/ou outros fármacos

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) vota, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 035/2021, o qual fala sobre a distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para um possível tratamento precoce contra a covid-19. A ‘Sessão Ordinária’ da Casa de Leis inicia às 14h e pode ser assistida presencialmente, com 25 pessoas na Galeria, ou nas redes sociais do Legislativo clicando aqui.

A proposta, apresentada pelo vereador Leandro Bianco (Republicanos), gerou discussões no município de Ponta Grossa, tanto dos cidadãos como de instituições médicas. A ideia inicial, era utilizar recursos da compra de vacinas do coronavírus para aquisição dos medicamentos. Entretanto, após pressão de outros vereadores e da sociedade, Bianco retirou essa especificação.

Segundo o PL, “fica o Poder Público Municipal responsável por disponibilizar, gratuitamente, kits de medicamentos para o tratamento precoce aos pacientes com sintomas da covid-19”. Os remédios prescritos no projeto são: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina-D, anticoagulantes e/ou outros fármacos.

Opiniões

Recentemente, a associação civil “Lux Brasil Ponta Grossa” se posicionou favoravelmente ao tratamento. Mesma linha de pensamento da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG). Por outro lado, a Associação Pontagrossense de Farmacêuticos (ASPONFAR) disse ser contrária ao ‘kit-covid’. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mostrou que os medicamentos são ineficazes contra o coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), FDA (Food and Drug Administration – EUA), o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças – EUA), a EMA (Agência Europeia de Medicamentos), a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), a AMB (Associação Médica Brasileira), o CFF (Conselho Federal de Farmácia) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também não são favoráveis a essa medida.

Outros projetos

Além do PL 035/2021, a Câmara também votará outros projetos importantes para a cidade. O primeiro é o PL 039/2021, o qual fala sobre a reformulação do Conselho do FUNDEB do município. O segundo é a proposta do vereador Felipe Ramon dos Passos (PSDB), que reconhece atividades e exercícios físicos como essenciais na cidade ponta-grossense. E o terceiro é o PL 024/2021, do parlamentar Erick Camargo (PSDB), que fala sobre a obrigatoriedade do plantio de árvores nos passeios para a expedição de certificado de conclusão de obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE