Alunos da UniSecal realizam assessoria para microempreendedores

Entre as atividades, que fazem parte de um projeto de extensão, estão o gerenciamento e produção de conteúdo para mídias sociais de pequenas empresas

As micro e pequenas empresas – que representam mais da metade dos empregos formais no Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – precisam se reinventar constantemente para superar as dificuldades trazidas pelo novo coronavírus. Nesse processo, estar conectado e saber usar as mídias sociais é uma necessidade urgente e um desafio para muitos empreendedores. Em nossa região, alguns deles têm ganhado apoio do curso de Jornalismo da UniSecal por meio do projeto de extensão ‘Programa de Assessoria a Microempreendedores de Ponta Grossa (PAMPG)’.

O projeto, que também reflete o compromisso social da Instituição, já tem ajudado 25 estabelecimentos da região dos Campos Gerais. Escolhidos pelos próprios alunos dentro das comunidades onde moram, eles vão desde padarias e mercearias a vendedores de roupas e cosméticos. O trabalho feito de forma on-line, por causa da pandemia, é realizado por equipes de até três acadêmicos, que semanalmente apresentam um relatório com as atividades desenvolvidas como gerenciamento de redes sociais, criação de campanhas e conteúdos como textos, artes, vídeos, etc.

“Vemos que para as pequenas empresas e os microempresários será uma boa ajuda, pois, muitas vezes, eles não possuem o assessoramento necessário para estar nas mídias e os alunos poderão auxiliar, pelo menos neste semestre, durante o período de pandemia, com suas habilidades e com a carga teórica e prática que trazem da faculdade”, explica o professor e coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal Dr. Helton Costa.

Oportunidades de aprendizado

A UniSecal é reconhecidamente uma Instituição de Ensino Superior (IES) com responsabilidade social, inclusive sendo integrante da plataforma global da Organização das Nações Unidas (ONU) PRME Chapter Brazil. Seguindo essa linha de ensino, o projeto PAMPG estimula a formação cidadã dos alunos, é o que afirma o professor Helton. “Os alunos poderão não só colocar em prática o que aprenderam como também praticarão o bem, ajudando o próximo”, destaca.

Esse desejo de fazer o bem foi o que motivou Ciriane Shaniuk e Isabel Aleixo, alunas do 8º período de Jornalismo da UniSecal, na escolha de um negócio. “A empresa é de uma amiga que começou no início do ano e logo em seguida veio à pandemia. Ela comentou comigo que estava desanimada com tudo, que não conseguia publicar e nem vender nada. Assim, eu e a Isabel discutimos se conseguiríamos organizar material para o ramo dela e vimos que nós duas tínhamos muitas ideias. Na sequência, conversei com minha amiga e ela adorou, porque era algo que ela estava precisando” comenta Ciriane.

Já Andrea Borges e Amanda Stefaniak, ambas do 6º período, escolheram um negócio no município de Palmeira: a ‘Panificadora do Bento’.  No perfil, criado na rede social Instagram, as estudantes apresentam as comidas produzidas pelo estabelecimento e ainda ajudam na divulgação e fortalecimento do novo endereço físico. “Eles não têm um responsável pelo marketing e como é uma padaria reconhecida na cidade, ia ajudar a estreitar laços com a comunidade”, relata Andrea.

Resultados positivos

Na Panificadora do Bento, os resultados do trabalho nas redes sociais já estão aparecendo. “Amei a ideia em poder ajudar e também gostei da oportunidade de ampliar meu negócio Aumentou as encomendas. Muitas pessoas vão comprar e falam que viram as publicações”, conta a administradora Priscila de Oliveira – uma das filhas do Bento.

O feedback positivo, mesmo em poucas semanas, também já aparece no relato da empreendedora Karolyna Leachinski, que está sendo assessorada pelas alunas Ciriane e Isabel. Ela tem uma loja virtual de roupas, a ‘Be You Concept’. Agora, além de fotos dos produtos, o perfil no Instagram conta com dicas de moda para as seguidoras. “Estou amando. Muito importante ter alguém para dar essa assessoria e marketing, fazendo a loja crescer e trazendo conteúdos diferentes para a rede social. Está fazendo uma grande diferença”, exalta a empreendedora.

Como alguns alunos do curso de Jornalismo residem em diferentes cidades da região como Irati, Tibagi, Castro, Carambeí e Palmeira, o projeto já tem ganhado visibilidade, mas, ainda assim, o objetivo, de acordo com o professor Helton, é expandir a ideia no futuro. “Temos a perfeita noção de que é algo em expansão, mas, mesmo as grandes caminhadas, começam com um passo: o primeiro. Este é exatamente o primeiro passo, a utilização dos ensinamentos em prol da comunidade”, finaliza.

Capa da edição deste fim de semana (12, 13, 14/09/2020) do JM

Capa da edição deste fim de semana (12, 13, 14/09/2020) do JM...

Cidade Entrevista conversa com Rômulo Cury

Cidade Entrevista conversa com Rômulo Cury...

Aulas não devem voltar

Aulas não devem voltar...

Charge da edição deste fim de semana (12, 13, 14 /09/2020) do JM

Charge da edição deste fim de semana (12, 13, 14 /09/2020) do JM...

PMs recebem homenagem por desempenho em serviço

PMs recebem homenagem por desempenho em serviço...

Parque Histórico retorna com o atendimento ao público

Parque Histórico retorna com o atendimento ao público...

Servidores dos Correios fazem protesto em praça de PG

Servidores dos Correios fazem protesto em praça de PG...

AEAPG articula instalação de agência do CredCrea em PG

AEAPG articula instalação de agência do CredCrea em PG...

UEPG oferta 40 vagas no curso de Medicina

UEPG oferta 40 vagas no curso de Medicina...

Primeira Smart Farm do Brasil será implantada em PG

Primeira Smart Farm do Brasil será implantada em PG...

Agentes encontram túnel escavado por presos na cadeia

Agentes encontram túnel escavado por presos na cadeia...

APLA prorroga inscrições de concurso literário sobre PG

APLA prorroga inscrições de concurso literário sobre PG...

Campanha arrecada brinquedos para o Dia das Crianças

Campanha arrecada brinquedos para o Dia das Crianças...

Pandemia, imprudência no trânsito e o desprezo pela vida

Pandemia, imprudência no trânsito e o desprezo pela vida...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS