No Dia Mundial do Enfermeiro, profissionais relatam desafios

Nos últimos meses, considerando o cenário da saúde no Brasil, os enfermeiros têm se destacado principalmente pela prestação de assistência aos pacientes

Com o início da pandemia de Covid-19, vários serviços foram considerados essenciais à sociedade, aqueles que não podem ser paralisados durante a quarentena. Neste cenário, algumas áreas de atuação também consideradas essenciais têm fortalecido cada vez mais o seu papel na sociedade. É o caso do profissional de enfermagem, que tem rompido barreiras e se arriscado para cumprir a missão de atender os pacientes e suas famílias. Considerados importantes protagonistas no combate ao novo coronavírus, esta semana todos nós temos mais um motivo para reconhecer a importância destes trabalhadores: o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.

Somente no Brasil, são quase 2,3 milhões profissionais da área, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem . Entre eles, estão enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, responsáveis por lidar com pacientes de básica, média e alta complexidade, tanto na rede pública quanto na privada, com uma pluralidade de funções e atividades. No estado do Paraná, este número é de 106,9 mil profissionais. "Além de atuar nas unidades hospitalares e de terapia intensiva, cuidando de pacientes entubados, em estados graves e nas unidades básicas de saúde, o enfermeiro também têm papel importante nas pesquisas científicas, entre elas os estudos contra o novo coronavírus. Por exemplo, profissionais da saúde brasileiros integram um consórcio internacional com mais de 26 países e estão contribuindo com pesquisas acerca do impacto psicológico que a pandemia causa na população e nesses trabalhadores", afirma a coordenadora do curso de enfermagem da Unopar Ponta Grossa, Mônica Akemi Okada.

A especialista explica que mesmo na área hospitalar, a atuação profissional é mais ampla do que muita gente pensa. "Enfermeiros atendem os pacientes em todas as suas necessidades, desde curativos, banho e higiene, encaminhamento para exames, procedimentos, cuidados com a medicação, monitorização e vigilância do estado de saúde. Se houver qualquer mudança, ele faz a ponte com o médico de plantão e também com outros especialistas caso seja necessário, como por exemplo o assistente social. Além de fazer a gestão de sua equipe, o profissional pode ocupar diversos cargos e, ainda na graduação, desenvolverá habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas, principalmente aquelas de maior complexidade técnica, que estão bastante exigidas durante a pandemia que estamos vivendo", completa.

Nos últimos meses, considerando o cenário da saúde no Brasil, os enfermeiros têm se destacado principalmente pela prestação de assistência aos pacientes em estado grave em setores como UTIs (unidades de terapia intensiva) e UPAs (unidades de pronto atendimento). São esses especialistas que acompanham os pacientes durante todo o tempo, colaborando na detecção e avaliação dos casos suspeitos, ao decorrer de todo o tratamento e recuperação.

Por lidar em sua maioria com equipes multidisciplinares, o enfermeiro precisa desenvolver uma série de habilidades. "É fundamental ter pensamento organizado, crítico e reflexivo para analisar, planejar e atuar em cada situação. Também desenvolvemos rapidamente um olhar muito humano, pois estamos presentes desde antes do nascimento do indivíduo, realizando o pré-natal, auxiliando no parto e atuando em todas as fases da vida. Nosso trabalho é focado na gestão do cuidado das pessoas, crianças, adultos e idosos", reforça Okada. Na Unopar Ponta Grossa, a graduação é voltada para a formação integral dos estudantes, por meio de conteúdos na sala de aula e estágios obrigatórios, supervisionado por professores, que apoiam a construção de uma ampla visão da realidade social brasileira e formam os profissionais para que eles possam, assim, contribuir para a ampliação do acesso da população à saúde.

Porca Chic leva aos consumidores o melhor em assados e embutidos

Porca Chic leva aos consumidores o melhor em assados e embutidos...

'Em Casa com Cultura' fomenta produções e artistas locais

'Em Casa com Cultura' fomenta produções e artistas locais...

PG entra no cenário de games com a ‘Operário Ghosts eSports’

PG entra no cenário de games com a ‘Operário Ghosts eSports’...

Jogadores e presidente do FC Cascavel estão com covid-19

Jogadores e presidente do FC Cascavel estão com covid-19...

Zampieri vai comandar CPI que investigará o 'EstaR Digital'

Zampieri vai comandar CPI que investigará o 'EstaR Digital'...

UTFPR desenvolve respirador a partir de motor de para-brisas

UTFPR desenvolve respirador a partir de motor de para-brisas...

Unimed realiza primeira entrega de alimentos arrecadados

Unimed realiza primeira entrega de alimentos arrecadados...

Governo estuda quarta parcela do auxílio emergencial

Governo estuda quarta parcela do auxílio emergencial...

Saúde do PR já investiu R$ 40 mi no combate à Covid-19

Saúde do PR já investiu R$ 40 mi no combate à Covid-19...

PR usa tecnologia para alertar sobre uso racional da água

PR usa tecnologia para alertar sobre uso racional da água...

Aula Paraná pela TV alcança mais cidades do Estado

Aula Paraná pela TV alcança mais cidades do Estado...

Casos de feminicídio crescem 22% em 12 estados brasileiros

Casos de feminicídio crescem 22% em 12 estados brasileiros...

Doação de leite materno no Paraná é exemplo nacional

Doação de leite materno no Paraná é exemplo nacional...

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (02-06)

Confira a Coluna RC desta Terça-Feira (02-06)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS