PUBLICIDADE

UEPG terá Museu de Ciências Naturais no Campus Uvaranas

A exposição reunirá um importante acervo com esqueletos, minerais raros, fósseis, animais taxidermizados, entre outros.

A exposição reunirá um importante acervo com esqueletos, minerais raros, fósseis, animais taxidermizados, entre outros.

Ponta Grossa ganhará um novo Museu de Ciências Naturais (MCN) no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O espaço foi idealizado devido à emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado (PSB), no valor de R$ 1 milhão, vinda pelo Ministério do Turismo e irá funcionar no Centro de Convivência, no prédio da antiga biblioteca de Uvaranas, após um processo de revitalização.

A exposição reunirá um importante acervo com esqueletos, minerais raros, fósseis, animais taxidermizados, entre outros. A intenção do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, é de que o museu seja entregue ainda no primeiro semestre de 2020. “A criação do Museu de Ciências Naturais é um marco dentro da própria instituição e para a cidade. A universidade tem inúmeros acervos na área das ciências naturais que ficavam nos cursos e projetos específicos. Agora, eles terão um lugar único, o que irá facilitar a visitação”, afirma.

O reitor explica que “o foco do museu será a parte didática que estará disponível para a comunidade em geral e para as escolas. Além de representar um grande avanço, valoriza os pesquisadores, professores e profissionais que trabalham com as ciências naturais e os cursos envolvidos nessa área”.

A Diretora de Planejamento Físico a UEPG, Andressa Gobbi, conta que além da reforma, foi realizada a compra de móveis novos, executados pela Precam, para a revitalização do local. O professor Antonio Liccardo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG, idealizador do projeto, destaca que a criação do museu dentro da Universidade é uma ousada estratégia de aproximação dos alunos, pesquisadores de diferentes áreas da própria instituição e visitantes externos.

Segundo Liccardo, “o museu contemplará exposições de geodiversidade, biodiversidade e astronomia. O objetivo é torná-lo um importante ponto de turismo cultural e científico de Ponta Grossa, ancorando também informação dos vários atrativos da região, como Vila Velha, Buraco do Padre, Salto São Jorge, entre outros.

“A proposta é continuar fazendo pesquisa de ponta na área científica e mostrar os resultados para a sociedade na forma de extensão, aprimorando a qualidade da educação dos nossos alunos da UEPG, seja como frequentadores, visitantes ou como monitores qualificados. Já fazemos isso há muito tempo e o museu será uma ótima vitrine”, finaliza Liccardo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE