PUBLICIDADE

Ratinho reabre comércio e autoriza aulas presenciais

Novidades ao enfrentamento do novo coronavírus flexibilizam o comércio e permitem o retorno do ensino no modelo híbrido

Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). -

Novidades ao enfrentamento do novo coronavírus flexibilizam o comércio e permitem o retorno do ensino no modelo híbrido

O Paraná tem novas medidas de combate à covid-19. O anúncio foi feito no fim da tarde desta sexta-feira, 5 de março, no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), pelo governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Além do governante, outras autoridades estiveram presentes como o secretário de Estado da Saúde Beto Preto. O novo Decreto Estadual entra em vigor em 10 de março e segue até 17 do mesmo mês, às 5h.

Atualmente está valendo o Decreto Estadual nº 6.983/2021, que encerraria suas medidas em 8 de março. Entretanto, com o comunicado do governador, o mesmo foi prorrogado até as 5h de 10 de março. Segundo Ratinho Júnior, a ação tem como objetivo trazer mais “respiro” para o combate ao novo coronavírus. “São restrições para preservar vidas. Temos dois problemas: insumos que estão acabando no mundo todo, para pessoas entubadas, e escassez de profissionais intensivistas, que são aqueles aptos a trabalharem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, ressaltou na coletiva de imprensa.

Novas medidas do Estado

A partir da próxima quarta (10), às 20h, até 17 de março, às 5h, o Paraná tem novas ações de enfrentamento ao coronavírus, em especial as cidades que têm mais de 50 mil habitantes – o caso de Ponta Grossa (PR). Os pontos destacados por Ratinho Júnior do Decreto Estadual 7.020, de 05/03/2021, foram:

- Abertura do comércio não essencial das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, com 50% de ocupação nos estabelecimentos;

- Sábado e domingo, atividades e serviços não essenciais fechados;

- Toque de recolher das 20h às 5h, além da proibição da venda de bebidas alcoólicas nesse horário;

- Retomada das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas e em universidades públicas, no modelo híbrido, com 30% da capacidade das salas, a partir de 10 de março.

Todas as informações do Decreto estão disponíveis aqui.

De acordo com o governador, o Paraná ainda é o estado com o menor número de infectados por 100 mil habitantes no Brasil, sendo 75% dos casos vinculados a sete regionais de saúde. Apesar disso, o governante disse ser importante diminuir a transmissão do vírus, em especial da nova variante da covid-19. “Não estamos fazendo lockdown. Aplicaremos uma quarentena mais restritiva em algumas regiões do estado, onde a curva de crescimento de casos está fora do normal”, enfatizou Ratinho.

Além do governador, o secretário de saúde Beto Preto falou sobre a atuação situação do estado e fez um alerta para a população. “Percebemos o aumento de pessoas com o vírus no último mês, em especial nos últimos 15 dias. Além disso temos, hoje, medicamentos para os próximos 25 dias”, finalizou ao fazer um apelo aos paranaenses.

Para assistir toda a coletiva de imprensa, que foi transmitida pelo Portal aRede, basta clicar aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE