PUBLICIDADE

Aliel quer Congresso independente após eleições

Deputado federal por Ponta Grossa parabenizou os novos presidentes do Senado e da Câmara e espera que deputados e senadores exerçam papel republicano

Aliel criticou decisão de Arthur Lira ao anular inscrição de blocos partidários registradas com minutos de atraso
Aliel criticou decisão de Arthur Lira ao anular inscrição de blocos partidários registradas com minutos de atraso -

Deputado federal por Ponta Grossa parabenizou os novos presidentes do Senado e da Câmara e espera que deputados e senadores exerçam papel republicano

O deputado federal Aliel Machado (PSB) usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (2) para parabenizar os novos presidentes da Câmara Federal e do Senado, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM), respectivamente. Em uma transmissão ao vivo, ele ainda comentou sobre a importância da independência do Poder Legislativo, principalmente na hora de discutir questões mais sensíveis e que serão contraditórias ao que pede o governo federal.

Aliel fez questão de lembrar que tem boa relação com o hoje senador Rodrigo Pacheco e também com o deputado Arthur Lira, já que ambos foram membros da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. “Esperamos que ele tenha postura republicana, que o parlamento brasileiro tenha sua independência e não fique refém das decisões do governo, que ele entenda que muitas vezes o Legislativo precisa exercer seu papel firme no contraditório em algumas questões importantes”, declarou.

O ponta-grossense também ressaltou que será necessária união entre os parlamentares quando houver “pautas importantes que precisem de unidade em torno da agilidade no andamento dos projetos”. “Fiquei feliz com o discurso [de Arthur Lira] quando ele fortalece a necessidade da vacina e de ter um diálogo com todos os setores da sociedade”, pontua o parlamentar.

Ainda durante a live, Aliel criticou a decisão de Lira de anular as inscrições dos blocos partidários que fizeram o registro com atraso. De acordo com o deputado, o sistema travou pouco antes do fim do prazo e, com isso, os partidos tiveram que fazer as inscrições fisicamente, provocando um atraso de seis minutos. O então presidente Rodrigo Maia (DEM) e a secretaria da Câmara aceitaram as inscrições, mas Lira agiu de forma retroativa para cancelar a composição dos blocos.

“O deputado Arthur Lira foi eleito presidente e anulou todas as outras inscrições e não abriu a urna de votação mesmo depois dos votos terem sido computados, anulou dizendo que a composição de seus opositores não valia, tomou decisão retroativa e gerou toda uma confusão”, avalia o deputado ponta-grossense. Segundo ele, com a decisão de Lira, a composição da Mesa Diretora da Câmara terá seis integrantes do grupo de Lira e apenas um opositor – caso as inscrições feitas após o prazo sejam validadas, o ‘placar’ ficaria em 4 a 3 para o novo presidente. “Sem oposição a ele, o bloco governista vai engolir sozinho outros cargos”, analisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE