PUBLICIDADE

Resultado da eleição deve ser conhecido até às 19h em PG

Ponta-grossenses saberão se pleito será decidido em 1º ou 2º turno em um prazo de duas horas. Juiz eleitoral comenta eficácia da apuração no Paraná

Juiz do TRE-PR falou que Ponta Grossa tem tradição em resultados rápidos
Juiz do TRE-PR falou que Ponta Grossa tem tradição em resultados rápidos -

Ponta-grossenses saberão se pleito será decidido em 1º ou 2º turno em um prazo de duas horas. Juiz eleitoral comenta eficácia da apuração no Paraná

Portal aRede entrevistou, na tarde desta terça-feira (10), o juiz eleitoral Roberto Ribas Tavarnaro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), que falou sobre as principais características próprias de uma eleição durante a pandemia. Segundo o magistrado, o ponta-grossense deverá conhecer o vencedor em primeiro turno ou os dois candidatos que disputam o segundo turno até às 19h.

Conforme explica o juiz eleitoral, essa agilidade já foi vista em outros pleitos, sejam eles municipais ou estaduais e federais. “Normalmente, aqui em Ponta Grossa, em menos de duas horas nós temos o resultado. Na verdade no Paraná inteiro. A Justiça Eleitoral do Paraná é muito séria, geralmente bate os recordes nacionais (de apuração). E, acredita-se que teremos a apuração num prazo máximo de duas horas”, cita Tavarnaro.

As 19 cadeiras da Câmara Municipal podem ser conhecidas instantes depois das duas horas de votação devido à pouca diferença de votos entre os candidatos, o coeficiente eleitoral e o transbordo do chip em locais mais distantes, como os distritos. “Em algumas cidades em que há um deslocamento maior do cartão da urna eletrônica é que pode demorar mais. Mas, aqui em Ponta Grossa até às 19h já saibamos o resultado do primeiro turno”, destaca o juiz eleitoral.

O especialista na área também citou outros pontos pertinentes a votação, principalmente em relação as medidas sanitárias e aos mais vulneráveis na pandemia. “Há uma recomendação, não é uma obrigação, de que idosos e o grupo de risco vote das 7h às 10h. Então, no primeiro horário é uma a recomendação para que haja a concentração do grupo de risco. Nada impede que outras pessoas que tenham dificuldade de votar em outros horários possam também exercer esse direito durante esse período. Inclusive, acompanhar idosos e pessoas de risco”, aponta.

As eleições em primeiro turno ocorrem no próximo domingo (15), das 7h às 17h. Os ponta-grossenses devem levar suas próprias canetas e um documento com foto, além da obrigatoriedade de máscara e distanciamento social.

Campanha ‘silenciosa’ é permitida

Durante a entrevista com o Dr. Rodrigo Ribas Tavarnaro, uma internauta perguntou se é possível usar adesivos e botons no dia da eleição. “Toda manifestação silenciosa, de preferência do eleitor, é permitida. Algumas pessoas não sabem disso e podem reclamar até para a polícia se alguém estiver andando com uma camisa ou botom do candidato ou partido. Não pode, e desemboca num processo criminal, a pessoa, por exemplo, aguardando na fila, anunciar de maneira alta em que vai votar”, explica o magistrado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE