PUBLICIDADE

A 25 dias do pleito, PG ainda não tem pesquisa eleitoral registrada

Entre as grandes cidades do Paraná, Ponta Grossa é a única que não tem pesquisa registrada junto ao TSE

Nos anos anteriores, pesquisas eram costumeiramente realizadas no Calçadão
Nos anos anteriores, pesquisas eram costumeiramente realizadas no Calçadão -

Entre as grandes cidades do Paraná, Ponta Grossa é a única que não tem pesquisa registrada junto ao TSE

Viu uma pesquisa eleitoral sobre Ponta Grossa? Acredite, ela é falsa! Um levantamento do portal aRede mostra que Ponta Grossa é a única grande cidade do Paraná (com possibilidade de segundo turno) sem registro de pesquisas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com cinco chapas no pleito e 464 candidatos a vereadores(as), o município ainda não tem nenhuma pesquisa eleitoral registrada junto ao TSE.

Em 2020, a legislação obriga que a empresa responsável pela pesquisa de intenção de voto registre a atividade junto ao Tribunal. A legislação prevê que as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 ou a candidatos, para conhecimento público, devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações até cinco dias antes da divulgação.

Entre as grandes cidades paranaenses, Ponta Grossa é a única que ainda não tem pesquisa registrada. Segundo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Londrina já tem três pesquisas registradas, Maringá tem duas, Foz do Iguaçu também registra duas pesquisas e Cascavel, município com eleitorado mais próximo em termos numéricos do de Ponta Grossa, soma quatro pesquisas registradas. 

Já a capital, Curitiba, tem sete pesquisas registradas e aptas a serem divulgadas. Em uma cidade como Cascavel, com quase 230 mil eleitores aptos a votarem, mostram que uma pesquisa de opinião pode custar entre R$ 7 a R$ 8,5 mil. Para registrar a pesquisa, o Instituto responsável tem que registrar uma série de informações junto ao TSE, como o valor pago e o contratante. 

Além disso, a empresa também deve fornecer dados como metodologia, data de envio da pesquisa, estatístico responsável, plano amostral quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. Além de também ter que informar perspectivas como o grau de confiança e a margem de erro da pesquisa contratada. Por fim, a empresa contratada precisa ainda divulgar dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. 

Cidade mantém média histórica de prefeituráveis

Desde 2000, Ponta Grossa mantém uma média de 5 a 6 candidatos(as) ao cargo de prefeito. Desde o pleito de 2000, o município tem variado no registro de seis a cinco candidaturas por eleição, apesar das mudanças nos partidos e nos grupos políticos representados. Já o número de candidatos a vereador cresceu significativamente nos últimos anos após o aumento no número de vagas no Legislativo Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE