PUBLICIDADE

Professor Gadini quer implementar espanhol nas escolas

Em reunião com professoras de língua espanhola do município, o candidato se comprometeu com a implementação do idioma em escolas integrais sem custos extras no orçamento

Proposta é de um grupo de professores do idioma que atuam na cidade e cobram a execução da Lei Municipal 11659, aprovada em 2014
Proposta é de um grupo de professores do idioma que atuam na cidade e cobram a execução da Lei Municipal 11659, aprovada em 2014 -

Em reunião com professoras de língua espanhola do município, o candidato se comprometeu com a implementação do idioma em escolas integrais sem custos extras no orçamento

A partir de 2021, escolas com ensino integral devem contar com ensino de língua espanhola. Esta é a proposta de um grupo de professores do idioma que atuam na cidade e cobram a execução da Lei Municipal 11659, aprovada em 2014. 

A lei institui o programa “Espanhol: preparando para o futuro”, que prevê a implementação do idioma na rede municipal de ensino com o objetivo de estimular o contato inicial com o idioma, como ações básicas e domínio oral. 

“Temos professores qualificados e dispostos a impulsionar o ensino público na cidade e, por isso, vamos implantar o ensino espanhol de maneira gradual, começando pelas escolas integrais e, posteriormente, ampliando a todo município. É uma forma de garantir qualificação dos estudantes que, no futuro, têm mais chances de empregabilidade e de vivenciar experiências culturais na em outros países”, destacou o candidato.

Professor Gadini também reforça que o espanhol como segundo ou terceiro idioma nas escolas de Ponta Grossa é fundamental, já que o Paraná está próximo de países vizinhos, cuja língua materna é a castelhana. 

“É obrigação da gestão municipal garantir eficiência e qualidade do ensino público, permitindo que crianças e jovens tenham formação que o mercado de trabalho exige. Estudar espanhol, além de ser um fomento à integração latina, é um direito que deve ser instituído no primeiro ano de governo, se eleito”, acrescentou Gadini. 

Durante a conversa com professoras de Ponta Grossa que são lideranças estaduais na defesa do espanhol nas escolas do Paraná, Professor Gadini apresentou um plano de propostas e defendeu que a execução seja feita de maneira colaborativa e em parceria com professores do idioma na cidade. 

“É tirar do papel o que prevê o Plano Municipal de Educação no que diz respeito a direitos dos professores e condição de trabalho”, ressaltou o candidato do PSOL. 

A proposta do PSOL é de no primeiro ano garantir a implementação do idioma nas escolas integrais a partir de um diagnóstico de formação dos professores já contratados pelo município. “Há muitos docentes formados em língua espanhola que já dão aula nas escolas públicas. Vamos identificá-los e, sem custos extras, começar a introdução desse ensino”, afirmou Gadini.

Em seguida, a proposta é ampliar o ensino do idioma em toda a rede escolar por meio de contratação de profissionais especializados através de concurso público. Dessa maneira, Gadini garante a implantação de uma “cultura plurilinguista na cidade, internacionalizando conhecimento e garantindo empregabilidade de jovens”.

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE