PUBLICIDADE

Rangel busca unidade de Escola de Sargentos para PG

Reunião com representante da Escola de Sargentos das Armas (ESA) aconteceu nesta terça-feira e projeto será encaminhado ao governo do Estado

Ponta Grossa entra na briga para sediar Escola de Sargento das Armas
Ponta Grossa entra na briga para sediar Escola de Sargento das Armas -

Reunião com representante da Escola de Sargentos das Armas (ESA) aconteceu nesta terça-feira e projeto será encaminhado ao governo do Estado

O município de Ponta Grossa pode se tornar uma das principais estruturas militares do Brasil nos próximos dias. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (1º) com representantes das Forças Armadas para debater a possibilidade de instalação de uma unidade da Escola de Sargentos das Armas (ESA) na cidade, estabelecimento de Ensino Superior Tecnólogo do Exército Brasileiro.

“Estamos falando de uma das maiores estruturas educacionais de nível superior para mais de 2 mil alunos”, destacou o gestor municipal em postagem publicada em suas redes sociais. “Apresentei a proposta oficialmente, e estou levando ao Governador Ratinho Jr o nosso pedido”, informou aos seguidores o prefeito municipal após a reunião com membros do Exército Brasileiro.

Participaram da reunião com o chefe do Executivo o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Coordenador do Grupo de Trabalho para a construção da nova escola de Sargentos do Exército (Brasília); general de Brigada Sérgio Manoel Martins Pereira Junior, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Ponta Grossa); coronel Luis Antonio Correia Lima, Chefe da Assessoria de Gerenciamento de Projetos da 5ª Divisão de Exército (Curitiba); e Subtenente Edson Laskos, Adjunto de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Ponta Grossa).

Rangel explica que a área necessária para implantação da ESA é de 2 mil hectares somente para treinamento, além de toda a estrutura necessária para abrigar os mais de 2 mil alunos. “Estamos concorrendo, ainda existem outros municípios do Brasil que estão demonstrando interesse, e é claro que o Brasil todo está disputando esse projeto maravilhoso”, complementa o prefeito.

“É uma oportunidade impressionante e nós poderemos ter, sem dúvida, a maior estrutura do Exército Brasileiro no país”, reforça. De fato, o município é um dos mais importantes estrategicamente para o Exército Brasileiro. A cidade é sede do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que tem como unidade subordinada o 3º Regimento de Carros de Combate (RCC), colocando a cidade em local de destaque nas estruturas militares e facilitaria a instalação da ESA no município.

Escola mantém formação em dois períodos

A formação do aluno da ESA é dividida em dois períodos: "Básico" e de "Qualificação". O período básico é realizado em 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional. Este período tem a duração de 34 semanas e antecede e prepara o aluno para o período de qualificação. Neste período, bastante dinâmico, o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, oportunidade em que o espírito de corpo da arma desenvolvido e consolidado.

Sobre a ESA

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. A formação do aluno da ESA é dividida em dois períodos: "Básico" e de "Qualificação".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE