Novo decreto detalha o que abre e o que fecha em PG

Novo decreto foi publicado no Diário Oficial e apresenta detalhes do que pode ou não funcionar nos próximos dias

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) assinou um novo decreto detalhando o que deve funcionar e o que deve ficar fechado na cidade nos próximos dias. A medida faz parte da série de ações adotadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) na tentativa de conter o avanço do novo Coronavírus, o Covid-19. O decreto 17.147/2020 é muito semelhante ao decreto assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) na sexta-feira (20).

O decreto ressalta que considerando a necessidade de dar complementação às medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública de decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19), as medidas se fazem necessárias. Desta forma, o documento apresenta os serviços em essenciais - todos aqueles que não se enquadrarem na listagem, devem permanecer fechados.

Os serviços essenciais...

O documento considera atividades essenciais a captação, tratamento e distribuição de água, a assistência médica e hospitalar; a assistência veterinária; a produção, distribuição e comercialização de medicamentos para uso humano e veterinário e produtos odonto-médico-hospitalares, inclusive na modalidade de entrega delivery e similares.

O decreto sinaliza como essencial ainda a produção, distribuição e comercialização de alimentos para uso humano e veterinário, inclusive na modalidade de entrega delivery e similares, ainda que localizados em rodovias; os serviços agropecuários para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal e os serviços  funerários.

O documento assinado por Rangel prevê ainda que o transporte coletivo, inclusive serviços de táxi e transporte remunerado privado individual de passageiros; o fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento também são considerados essenciais e seguirão em funcionamento, mesmo que com algumas restrições.

A decisão permite ainda o fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento;  além do transporte de profissionais da saúde e de coleta de lixo. Assim como o documento do Governo do Estado, o decreto ainda autoriza a captação e tratamento de esgoto e lixo e serviços de telecomunicações; 

O novo decreto de Marcelo Rangel autoriza ainda a guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; o processamento de dados ligados a serviços essenciais; o funcionamento da imprensa; atividades de segurança privada; o transporte e entrega de cargas em geral; o serviço postal e o correio aéreo nacional; além do controle de tráfego aéreo e navegação aérea e a compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras.

Atividades médicas e sociais

As atividades médico-periciais relacionadas com o regime geral de previdência social (INSS) e a assistência social seguem autorizadas, assim como as atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei Federal n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), assim como outras prestações médico-periciais da carreira de Perito Médico, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade; 

Indústrias seguirão funcionando

O documento assinado por Rangel prevê que os setores industrial e da construção civil, em geral, seguem funcionando. Atividades relacionadas à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e de gás; serviços de iluminação pública e a produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados seguem mantidas. Serviços de vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias, atividades de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais e a inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal também seguem em funcionamento. 

Por fim, atividades de vigilância agropecuária, de transporte de numerário e serviços de manutenção, assistência e comercialização de peças de veículo automotor terrestre também seguem em funcionamento.

Atividades no Lago de Olarias estão proibidas

As atividades esportivas, recreativas e de pesca no Lago de Olarias estão proibidas pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A ação faz parte de um novo decreto publicado nesta segunda-feira (23) em Diário Oficial - o documento apresenta o detalhamento das ações do município para conter o avanço do novo Coronavírus, o Covid-19. Segundo o decreto municipal 17.147, estão proibidas ações de lazer, pesca ou atividades desportivas. Antes da crise mundial na saúde se estabelecer, a previsão era de que o Lago fosse inaugurado neste domingo (22), dia internacional da água. O local já recebeu investimentos de cerca de R$ 15 milhões desde o início da obra. 

Contra o Covid-19, PG proíbe atividades no Lago de Olarias

Contra o Covid-19, PG proíbe atividades no Lago de Olarias...

HGU monta estrutura exclusiva para casos respiratórios

HGU monta estrutura exclusiva para casos respiratórios...

Polícia apreende 41 KG de drogas em casa no Centro de PG

Polícia apreende 41 KG de drogas em casa no Centro de PG...

Câmara de PG avalia data para convocar sessão extraordinária

Câmara de PG avalia data para convocar sessão extraordinária...

UEPG limita acesso do público ao Campus de Uvaranas

UEPG limita acesso do público ao Campus de Uvaranas...

Cescage inicia transmissões de aulas ao vivo

Cescage inicia transmissões de aulas ao vivo...

Ajuda fiscal para atenuar a dificuldades das empresas

Ajuda fiscal para atenuar a dificuldades das empresas...

Rangel fala sobre novas ações da Prefeitura contra o Covid-19

Rangel fala sobre novas ações da Prefeitura contra o Covid-19...

Felipe Passos pede que fundo eleitoral seja usado na Saúde

Felipe Passos pede que fundo eleitoral seja usado na Saúde...

HBJ lança campanha para receber pacientes com Covid-19

HBJ lança campanha para receber pacientes com Covid-19...

Estados alinham estratégia para evitar desabastecimento

Estados alinham estratégia para evitar desabastecimento...

Brasil registra 1891 casos e 34 mortes pelo Coronavírus

Brasil registra 1891 casos e 34 mortes pelo Coronavírus...

Carambeí determina fechamento do comércio

Carambeí determina fechamento do comércio...

Confira a coluna RC deste Terça-feira (24/03)

Confira a coluna RC deste Terça-feira (24/03)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS