Vereadora de Castro participa da Executiva do MDB Mulher

No encontro, foi elaborado planejamento para o biênio 2020-2021, com a participação de representantes estaduais, e discutidos temas referentes às Eleições Municipais deste ano

A presidente da Câmara Municipal de Castro, vereadora Fátima Castro (MDB), participou, nestas quarta e quinta-feira (5 e 6), em Brasília (DF), da 1° Reunião da Executiva Nacional do MDB Mulher. O encontro – que contou com a participação do presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP), e da presidente nacional do MDB Mulher, Fátima Pelaes, além de representantes estaduais – foi realizado no Hotel San Marco (Asa Sul). A vereadora Fátima Castro faz parte da diretoria da Executiva Estadual e da Executiva Nacional do MDB Mulher.

Durante o encontro, foi elaborado o planejamento para o biênio 2020-2021 das ações do MDB Mulher, com a participação de representantes estaduais. Fátima Castro, juntamente com as representantes da região Sul, apresentaram, no dia 5, o planejamento referente aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também foram discutidos temas referentes às Eleições Municipais deste ano.

O deputado Baleia Rossi destacou que a unidade será fundamental para o fortalecimento do MDB nas eleições municipais de outubro próximo. "Nós temos que estar juntos para fazer a diferença e aumentar a participação eleitoral do MDB”, disse.

Fátima Pelaes falou da importância de incentivar a participação política das mulheres, visando mais representatividade em todos os espaços da sociedade. "Queremos mostrar a política como um mecanismo de transformação social e as mulheres como agentes efetivas dos avanços sociais. E não só dos seus interesses, mas também como promotora das ações que beneficiem a sociedade na qual estão inseridas", afirmou. Durante a abertura do encontro, Pelaes lançou o “Movimento Mulheres 15”, que contempla o conjunto de ações que o MDB Mulher trabalhará para estimular mais mulheres a ter participação na vida política do país, “não só como candidatas”.

A chapa “MDB Mulher Unido, Forte e Verdadeiro” foi reeleita por 255 votos contra 47, em Convenção Nacional realizada em 30 de novembro passado. Para este ano, os esforços do MDB Mulher em todo o Brasil, sob a liderança das presidentes estaduais, estarão voltados para estimular a participação de mais mulheres na vida partidária e apoiá-las com informações políticas, técnicas e administrativas para que lancem candidaturas a prefeitas e vereadoras, nas eleições deste ano. Atualmente, em todo o País, o MDB conta com 128 prefeitas, 95 vice-prefeitas e 1.101 vereadoras.

 

‘Empoderamento’

Na avaliação da vereadora Fátima Castro, “todos os debates foram produtivos”. “Apresentamos o nosso planejamento para 2020, no qual também fizemos um levantamento da situação das mulheres. Cada estado trouxe a estatística de quantas prefeitas e quantas vereadoras eleitas, por cidade, para mapear como está o MDB nos municípios”, conta.

Segundo Fátima, na quarta-feira, cada participante gravou um depoimento em um vídeo institucional convidando as mulheres a entrarem na política. “O que nós queremos? O ‘empoderamento’ das mulheres, o fortalecimento da participação feminina na política. Somos a maioria em termos populacionais, mas, na política, somos minoria. Então, vai ser um trabalho de empoderamento e de chamamento à participação feminina na política”, explica.

 

Aplicativo

Durante a reunião, foram apresentadas ferramentas de gestão de trabalho, como um aplicativo para celulares, criado pelo MDB Mulher, para mapear a atuação das mulheres, organizar as pré-candidaturas e fortalecer a atuação feminina na política. “Por enquanto, o aplicativo está em fase de teste e criação. Somente nós, da Executiva Nacional, estamos testando e sugerindo melhorias”, conta Fátima. Segundo a vereadora, o aplicativo será disponibilizado a todas as filiadas ao MDB Mulher, no País.

Na quarta-feira, a reunião teve a participação do secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, que falou das ações desenvolvidas em sua pasta. Na tarde de quinta, foi a vez do ministro da Cidadania, Osmar Terra, mostrar as políticas públicas em execução e as novas ações que estão sendo criadas e implantadas pelo governo federal – como, por exemplo, a pensão vitalícia para crianças com microcefalia e novos programas, como o “Bolsa Atleta”. “O ministro também mencionou o apoio financeiro a asilos e às Apaes [Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais]”, lembra Fátima.

Ainda na tarde de quinta, foram debatidos o fundo partidário, os recursos para o período eleitoral e os recursos destinados ao repasse mensal aos estados. “Debatemos critérios de repasses, tema que será abordado com o presidente nacional do MDB e definido na nossa próxima reunião ordinária, em maio, após o período de janela para a mudança de partidos pelos pré-candidatos”, afirma a vereadora.

Os custos de viagem, locomoção e hospedagem da vereadora Fátima Castro para a reunião, em Brasília, foram pagos pela Executiva Nacional do MDB Mulher.

 

Programação

Na manhã da quarta-feira (5), após a abertura do encontro, com a presença do deputado Baleia Rossi e de Fátima Pelaes, houve a leitura das atas da Convenção Nacional e da reunião do Diretório Nacional, a aprovação do calendário de reuniões ordinárias da Executiva Nacional para este ano e a apresentação da proposta de trabalho, dos objetivos e das metas da Secretaria Nacional para o período 2020/2021 e também para as Eleições Municipais de 2020. À tarde, houve uma oficina de trabalho sobre planejamento com as presidentes estaduais e vice-presidentes regionais.

Na quinta (6) pela manhã, houve a apresentação do balanço do trabalho de monitoramento dos meses de outubro a dezembro de 2019 e a apresentação da prestação de contas do orçamento do MDB Mulher. A tarde foi reservada para a apresentação das coordenadoras nacionais e coordenadoras regionais e a apresentação do coordenador nacional dos núcleos.

Informações Assessoria de Imprensa

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (07/02)

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (07/02)...

Klabin realiza investimento de R$ 1,27 bi em Ortigueira

Klabin realiza investimento de R$ 1,27 bi em Ortigueira...

Charge da edição desta sexta-feira (07/02/2020) do JM

Charge da edição desta sexta-feira (07/02/2020) do JM...

TST nega vínculo de emprego entre Uber e motorista

TST nega vínculo de emprego entre Uber e motorista...

As queixas contra o INSS

As queixas contra o INSS...

Fluxo de passageiros nos voos comerciais em PG cresce 150%

Fluxo de passageiros nos voos comerciais em PG cresce 150%...

Alunos das escolas de Tibagi recebem kits escolares

Alunos das escolas de Tibagi recebem kits escolares...

Colégio Lobo Ponta Grossa abre novo pré-vestibular anual

Colégio Lobo Ponta Grossa abre novo pré-vestibular anual...

Adolescente é apreendido com LSD em Ponta Grossa

Adolescente é apreendido com LSD em Ponta Grossa...

Zoonoses retira gatos de casa no Jardim Canaã

Zoonoses retira gatos de casa no Jardim Canaã...

Rapaz pega 21 anos de cadeia por feminicídio em PG

Rapaz pega 21 anos de cadeia por feminicídio em PG...

Em PG, vítima de radialista relata “momentos de terror”

Em PG, vítima de radialista relata “momentos de terror”...

Colisão fecha a BR-376 e deixa três pessoas feridas

Colisão fecha a BR-376 e deixa três pessoas feridas...

Engavetamento envolve cinco veículos em Oficinas

Engavetamento envolve cinco veículos em Oficinas...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS