PUBLICIDADE

PG abre licitação para sobrevoo histórico de balão em Vila Velha

Objetivo é mostrar aos investidores que o parque estadual tem capacidade de realizar a atividade. Dois sobrevoos acontecem no dia 13 de outubro: um pela manhã e outro à tarde

Dois sobrevoos acontecem no dia 13 de outubro: um pela manhã e outro à tarde.
Dois sobrevoos acontecem no dia 13 de outubro: um pela manhã e outro à tarde. -

Objetivo é mostrar aos investidores que o parque estadual tem capacidade de realizar a atividade. Dois sobrevoos acontecem no dia 13 de outubro: um pela manhã e outro à tarde.

O Parque Estadual de Vila Velha terá, em outubro, o primeiro sobrevoo de balões da história. Organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, a proposta pretende atrair investidores que desejam obter a concessão do espaço junto ao governo do Estado, mostrando que é possível investir no balonismo como atração local.

A 1ª Revoada de Balões no Parque Estadual de Vila Velha acontecerá no dia 13 de outubro, com o primeiro sobrevoo agendado para as 7h15 e o segundo às 16 horas – dependendo das condições atmosféricas e climáticas.

De acordo com o secretário de Turismo, Edgar Hampf, essa será a primeira vez na história em que um balão subirá ao céu partido do Parque Estadual de Vila Velha. “O espaço nunca foi explorado para este tipo de atividades. Estamos abrindo a possibilidade para que associações, entidades e federações tragam os balões para cá, para que os balconistas possam perceber a viabilidade da operação”, explica.

A ação deve chamar a atenção de empresas interessadas na concessão do parque, atualmente em processo de qualificação. O edital para administrar o espaço foi publicado no dia 5 de setembro e a abertura dos envelopes das empresas interessadas serão abertos no dia 23 de outubro. “Queremos mostrar aos investidores que não há impedimentos quanto à operação”, explica.

Para Hampf, o anúncio das atividades de balonismo são bastante significativas, principalmente pela data em que foram divulgadas: nesta sexta-feira (27) é comemorado o Dia Internacional do Turismo. “Logicamente nós da Prefeitura não teremos a gerências das atividades após a concessão [do parque], mas o balonismo é uma das ações permitidas lá dentro e a ideia é realizar uma ação conjunta entre o Município e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo para mostrar que existe a possibilidade de investir no setor”, explica. O pregão presencial para a contratação da empresa acontece no dia 9 de outubro, às 9h30. O valor máximo é de R$ 134 mil.

Concessão do parque pretende melhorar atrativos turísticos

O projeto de concessão do Parque Estadual de Vila Velha prevê a utilização de uma área pré-estabelecida à iniciativa privada para desenvolver atividades de uso público, como turismo e hotelaria. Ações de balonismo, arvorismo, fotografia de natureza, caminhada, cicloturismo e acampamento pode ser desenvolvidas pela empresa que garantir a concessão. A transferência da administração para a iniciativa privada não desobriga o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de monitorar a preservação do local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE