Sindicato Rural debate com a Câmara sobre Parque Nacional

Vereadores e líderes sindicais agendam reunião para quinta-feira (9) com o objetivo de entender a proposta. Sessão foi marcada por discussão sobre o tema.

A Câmara de Ponta Grossa entrou de vez no debate referente ao Parque Nacional dos Campos Gerais. Nesta segunda-feira (6), o Legislativo recebeu a visita de produtores rurais e do presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto. Na sessão, os vereadores foram convidados a participar da uma conversa na sede do sindicato, marcada para a noite de quinta-feira (9), para que conheçam mais sobre o tema.

Os espaços de debate – comunicação parlamentar e pequeno expediente – foram dominados pelo tema. Além disso, o próprio Ribas Netto e o empresário e diretor da Águia Florestal, Álvaro Scheffer, também usaram o espaço na tribuna para comentar sobre a proposta que pretende revisar o decreto de criação do Parque Nacional dos Campos Gerais, área de cerca de 21,3 mil hectares firmado em 2006 como unidade de conservação.

Nas últimas semanas o tema ganhou destaque nacional por conta do pedido da deputada federal Aline Sleutjes (PSL) para que seja revista a instauração do espaço – pedido encampado também por proprietários rurais. Na última quarta-feira (1º), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve em Ponta Grossa para conversar sobre o assunto com ruralistas e sinalizou a revisão do parque.

Na Câmara, a maioria dos vereadores se posicionou favorável à revisão. Vice-presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM) afirmou que pequenos produtores conservam o espaço há anos e acabam sendo prejudicados pelo decreto, já que o governo federal não tem dinheiro para pagar as indenizações. “Somos a favor da preservação, temos a consciência que isso precisa acontecer. Mas precisamos pensar nas pessoas que trabalharam e estão até hoje defendendo as propriedades e o meio ambiente”, disse. O discurso também foi defendido por Ricardo Zampieri (PSL) e por Valtão (PP) – o segundo também é produtor rural.

Contrário ao pedido da deputada Aline, o vereador Pietro Arnaud (Rede) afirmou que o que ‘assustou’ em relação ao tema foi o ofício encaminhado ao governo federal, que segundo ele fala “categoricamente sobre o cancelamento dos parques”. Pietro também avisou que deve convocar uma audiência pública na Câmara para debater o tema com mais amplitude.

Ministro sinaliza estudo sobre parque

Na passagem por Ponta Grossa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu com ruralistas em uma fazenda particular, de propriedade do presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Taques Fonseca. A agenda foi intermediada pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL) e também contou com a presença dos secretários de Estado do Meio Ambiente, Márcio Nunes, e de Agricultura, Norberto Ortigara, além do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e de diretores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Durante a discussão, o ministro garantiu que irá solicitar um estudo para avaliar a possibilidade de rever a criação da unidade de conservação.

Curso de Turismo é encerrado com city tour

Curso de Turismo é encerrado com city tour...

Consórcios do Paraná são modelos para todo o país

Consórcios do Paraná são modelos para todo o país...

Torneio reúne 300 jovens legionários em PG

Torneio reúne 300 jovens legionários em PG...

Deputado Federal é destaque no Congresso

Deputado Federal é destaque no Congresso...

Capa da edição desta terça-feira (16/07/2019) do JM

Capa da edição desta terça-feira (16/07/2019) do JM...

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (16/07)

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (16/07)...

Charge da edição desta terça-feira (16/07/2019) do JM

Charge da edição desta terça-feira (16/07/2019) do JM...

PG projeta geração de 7mil vagas de emprego em 2019 

PG projeta geração de 7mil vagas de emprego em 2019 ...

Rangel vai recorrer da decisão da Justiça

Rangel vai recorrer da decisão da Justiça...

CimSaúde e Cresems debatem novos editais de serviços

CimSaúde e Cresems debatem novos editais de serviços...

Sepam garante prata no xadrez e tênis de mesa no JEPs

Sepam garante prata no xadrez e tênis de mesa no JEPs...

Projeto encantado

Projeto encantado...

Coluna RC desta terça-feira (16/07)

Coluna RC desta terça-feira (16/07)...

Um desafio: Mobilidade Sustentável

Um desafio: Mobilidade Sustentável...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS