PUBLICIDADE

Sindicato Rural debate com a Câmara sobre Parque Nacional

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Vereadores e líderes sindicais agendam reunião para quinta-feira (9) com o objetivo de entender a proposta. Sessão foi marcada por discussão sobre o tema</b>

Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa
Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa -

Vereadores e líderes sindicais agendam reunião para quinta-feira (9) com o objetivo de entender a proposta. Sessão foi marcada por discussão sobre o tema.

A Câmara de Ponta Grossa entrou de vez no debate referente ao Parque Nacional dos Campos Gerais. Nesta segunda-feira (6), o Legislativo recebeu a visita de produtores rurais e do presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto. Na sessão, os vereadores foram convidados a participar da uma conversa na sede do sindicato, marcada para a noite de quinta-feira (9), para que conheçam mais sobre o tema.

Os espaços de debate – comunicação parlamentar e pequeno expediente – foram dominados pelo tema. Além disso, o próprio Ribas Netto e o empresário e diretor da Águia Florestal, Álvaro Scheffer, também usaram o espaço na tribuna para comentar sobre a proposta que pretende revisar o decreto de criação do Parque Nacional dos Campos Gerais, área de cerca de 21,3 mil hectares firmado em 2006 como unidade de conservação.

Nas últimas semanas o tema ganhou destaque nacional por conta do pedido da deputada federal Aline Sleutjes (PSL) para que seja revista a instauração do espaço – pedido encampado também por proprietários rurais. Na última quarta-feira (1º), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve em Ponta Grossa para conversar sobre o assunto com ruralistas e sinalizou a revisão do parque.

Na Câmara, a maioria dos vereadores se posicionou favorável à revisão. Vice-presidente da Casa, Sebastião Mainardes (DEM) afirmou que pequenos produtores conservam o espaço há anos e acabam sendo prejudicados pelo decreto, já que o governo federal não tem dinheiro para pagar as indenizações. “Somos a favor da preservação, temos a consciência que isso precisa acontecer. Mas precisamos pensar nas pessoas que trabalharam e estão até hoje defendendo as propriedades e o meio ambiente”, disse. O discurso também foi defendido por Ricardo Zampieri (PSL) e por Valtão (PP) – o segundo também é produtor rural.

Contrário ao pedido da deputada Aline, o vereador Pietro Arnaud (Rede) afirmou que o que ‘assustou’ em relação ao tema foi o ofício encaminhado ao governo federal, que segundo ele fala “categoricamente sobre o cancelamento dos parques”. Pietro também avisou que deve convocar uma audiência pública na Câmara para debater o tema com mais amplitude.

Ministro sinaliza estudo sobre parque

Na passagem por Ponta Grossa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu com ruralistas em uma fazenda particular, de propriedade do presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Taques Fonseca. A agenda foi intermediada pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL) e também contou com a presença dos secretários de Estado do Meio Ambiente, Márcio Nunes, e de Agricultura, Norberto Ortigara, além do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e de diretores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Durante a discussão, o ministro garantiu que irá solicitar um estudo para avaliar a possibilidade de rever a criação da unidade de conservação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE