PUBLICIDADE

Daniel Milla fala em modernização da Câmara

Novo presidente projeta medidas para aumentar eficiência das sessões, melhorar interação com a população e aumentar a segurança da Casa.

Vereador foi empossado como presidente durante sessão na terça-feira (1).
Vereador foi empossado como presidente durante sessão na terça-feira (1). -

Novo presidente projeta medidas para aumentar eficiência das sessões, melhorar interação com a população e aumentar a segurança da Casa.

O vereador Daniel Milla (PV) foi empossado na noite de terça-feira (1) como presidente da Mesa Executiva da Câmara de Ponta Grossa. Durante o discurso de posse, Milla reforçou o objetivo de modernizar a estrutura da Casa. Além dele, também tomaram posse os vereadores Sebastião Mainardes Junior (DEM) como vice-presidente, Florenal Silva (Pode) como 1º secretário, Jorge ‘da Farmácia’ Magalhães (PDT) como 2º Secretário e José Carlos ‘Dr. Zeca’ Raad (PPS) como 3º secretário.

Logo após a cerimônia, Milla voltou a comentar sobre a ideia de realizar uma pequena reforma na estrutura física da Câmara, com o objetivo de readequar o departamento administrativo e financeiro. A ideia também engloba a criação de um sistema de entrada e saída de pessoas na Casa, com o objetivo de garantir mais segurança.

“A Câmara hoje é totalmente aberta e temos grupos de crianças e pessoas que nos visitam com frequência. Então precisamos fazer um controle maior da segurança no espaço e isso será feito através de uma readequação na estrutura física”, disse.

Milla já havia questionado sobre o controle de pessoas na Câmara durante os últimos dias. Para o vereador, a medida também trará mais transparência em relação ao trabalho dos próprios servidores, que também precisarão se identificar para a entrada e saída. Atualmente o prédio da Câmara possui outras duas entradas além da principal, na Avenida Visconde de Taunay: uma no andar logo abaixo da porta da frente e outra pelos fundos. A ideia do novo presidente é concentrar o acesso em um único lugar.

No discurso, Milla também afirmou que pretende criar um aplicativo para auxiliar a população que acompanha as sessões na Câmara. A ideia é colocar à disposição informações sobre tudo que está sendo votado pelos vereadores.

“O que a Câmara precisa hoje é modernizar o setor de atendimento, principalmente à população ponta-grossense. Muitas pessoas que vem à Casa acompanhar os projetos, não tem conhecimento do que está sendo votado e não entende por ser termos técnicos. Nós iremos simplificar isso, através de um aplicativo”, afirmou. O presidente da Mesa Executiva também garantiu que deve abrir um concurso público para a contratação de um intérprete de Libras.

Outra medida que deve ser adotada por Milla é a informatização das sessões. Logo após vencer a eleição para a Mesa Executiva, em 17 de outubro, o vereador afirmou que deve elaborar projetos com o objetivo de extinguir – ou diminuir drasticamente – o uso de papel na Câmara. A proposta vai desde o protocolo de projetos de lei até as votações durante sessões, que deverão ser feitas através de um sistema computadorizado.

Sessões ordinárias retornam em fevereiro

Apesar de ser empossado no primeiro dia do ano, Milla deve comandar uma sessão legislativa somente em fevereiro – a não ser que alguma sessão extraordinária seja convocada. Uma portaria publicada em Diário Oficial em dezembro estabeleceu recesso aos servidores entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2019 e aos empregados em cargos comissionados entre os dias 28 de dezembro e 31 de janeiro. A rotina de sessões deve retornar após o dia 15 de fevereiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE