PUBLICIDADE

Prefeitos dos Campos Gerais participam de Marcha em Brasília

Ao todo, oito gestores da região estão na capital para discutir demandas municipalistas

Na foto Joacir Barbosa, Juca, Osmar, Lurdinha e Antônio Polato
Na foto Joacir Barbosa, Juca, Osmar, Lurdinha e Antônio Polato -

 A região dos Campos Gerais está representada na 21ª Marcha dos Prefeitos realizada em Brasília – o evento começou nesta terça-feira (22) e segue até para a próxima quinta-feira (24). A pauta da Marcha tem na agenda encontros da bancada paranaense com a governadora, Cida Borghetti (PP), e já contou com um pronunciamento do presidente Michel Temer (PMDB) e uma sabatina com presidenciáveis.

Representam os Campos Gerais o prefeito de Jaguariaíva e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Juca Sloboda (DEM), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), a gestora de Arapoti, Nerilda Penna (PP), Osmar Blum (PSD) de Carambeí, Moacyr Fadel Junior (MDB) de Castro, Lurdes Banach (PPS) de Ortigueira, Antonio Polato (PPS) de Porto Amazonas e Helly Santiago (DEM), de Ventania.

O presidente da AMCG lembra que a Marcha é uma oportunidade que os defensores da pauta municipalista tem de apresentar as demandas ao Governo Federal. “Nosso intuito é colocar os municípios no mesmo patamar de importância dos Estados e do próprio país, em uma discussão efetiva sobre o pacto federativo. Muitas reivindicações estão sendo colocadas, além da oportunidade de ouvir os principais candidatos a presidente e a apresentação das principais pautas ao futuro chefe do Planalto”, contou Sloboda sobre a participação na marcha.

Na noite desta quinta-feira (22), a bancada com os deputados federais e a governadora Cida Borghetti se reuniram às 20h30, no Espaço de Eventos Porto Vitória. Durante o encontro, o presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, entregou a pauta municipalista às autoridades.

“A marcha é fundamental para garantir que os prefeitos exponham suas reivindicações e mostrem ao Brasil que, apesar de sermos o ente federado onde os cidadãos vivem e onde recolhem seus impostos, os municípios não recebem os recursos dos quais precisam para oferecer os serviços que a população necessita”, avalia Frank Schiavini.

Pauta municipalista

Os municipalistas reivindicam o aumento dos repasses de recursos para os programas federais, a revisão do pacto federativo (para promover distribuição mais justa entre a União, os Estados e os Municípios), a regulamentação do Encontro de Contas entre débito e créditos previdenciários, a regulamentação do Regime Próprio de Previdência Social, o reajuste do piso salarial do magistério pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e a Medida Provisória de Flexibilização das Upas.

A programação também reserva um espaço para tratar temas locais vinculados ao Judiciário, como o abaixo-assinado dos royalties, que requer decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para distribuição igualitária dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo; e a plenária O Legislativo municipal e o Controle Externo, que deve receber representantes do TCU (Tribunal de Contas da União).

Com informações da assessoria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE