PUBLICIDADE

52º Fenata tem recorde de artistas com mais de 300 inscritos

Outro marco para a história do festival é a quantidade de locais de apresentação

A cerimônia de lançamento aconteceu no Botequim da XV.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Botequim da XV. -

Na noite dessa quinta-feira (03), o 52º Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) começou. A cerimônia de lançamento aconteceu no Botequim da XV, com apresentação de dados da Mostra de Teatro, que acontece de 07 a 13 de novembro. A edição deste ano conta com a participação recorde de mais de 300 artistas, de 31 grupos artísticos de todo o país.

Os grupos participantes são oriundos de oito estados brasileiros, como parte da proposta central para esta edição – “Brasilidades”, que aposta na valorização da cultura nacional em toda sua diversidade. Durante uma semana de Festival, serão realizadas mais de 100 apresentações das 34 peças selecionadas. A programação inicia com a peça A Iluminada, de Heloisa Périssé, no Cine-Teatro Ópera, e encerra com a participação do Grupo de Teatro de Ponta Grossa, que encenará Macbeth, de Shakespeare.

Outro marco para a história do festival é a quantidade de locais de apresentação: o 52º Fenata acontece em mais de 90 locais diferentes em Ponta Grossa. Entre palcos, ruas, praças, escolas e instituições sociais que receberão as peças, a principal novidade anunciada no lançamento será a realização da Mostra Teatro de Boteco, que será realizado em bares e restaurantes parceiros, aliando o teatro e a gastronomia.

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades universitárias, patrocinadores e artistas de teatro em Ponta Grossa, conduzida pelo diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior, e o diretor de produção do 52º Fenata, Eduardo Godoy, da produtora Estratégia Projetos Criativos.

“Todos esses números e novidades são prova que o Fenata segue se reinventando após cinquenta e dois anos sendo realizado de forma ininterrupta. São essas características que fazem deste um dos maiores festivais de teatro do Brasil e o principal evento cultural de Ponta Grossa”, celebra o professor Nelson Silva Junior, durante a apresentação.  Para o diretor de produção, Eduardo Godoy, a expectativa é que durante o Festival “a cidade viva o teatro e seja abraçada pela cultura, para além dos locais de apresentação. As cinco regiões do Brasil estarão presentes e mostrando o que de melhor o teatro brasileiro produz”.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, professora Beatriz Nadal, representou a administração da Universidade no evento, e compartilhou com os presentes sua percepção sobre o festival. “O que aprendi é da importância e o tamanho da comunidade cultural de Ponta Grossa. Poucas universidades tem uma produção cultural da qualidade da UEPG e isto é possível graças a essa comunidade”. O presidente da FAUEPG, professor Sinvaldo Baglie, também destacou o papel das parcerias para a realização do Festival. “São essas parcerias que fazem do Fenata grande. Justamente por isso, precisamos nos atentar ao impacto dele na economia da cidade”, destaca.

Representando os patrocinadores do Fenata, o presidente do grupo GMAD, José Álvaro Goés Filho, convidou outros empresários a investir em incentivos à cultura e destacou a presença da UEPG em diversas áreas da sociedade. O 52º Fenata é realizado pela UEPG, a FAUEPG e o Ministério da Cultura; com produção da Estratégia Projetos Criativos; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio da GMAD, Sanepar e Itaipu Binacional, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; e apoio da Fecomércio Paraná e da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo.

Com informações: Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE