Vencedores do Oscar 2020 serão conhecidos neste domingo

Coringa’ e ‘1917’ são as apostas para o prêmio de Melhor Filme entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos


A 92ª cerimônia de entrega do Oscar acontece neste domingo (9) no Dolby Theatre, em Los Angeles. O início do evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos é às 22h e deve seguir o estilo da última edição, sem um anfitrião, mas com muitas celebridades se alternando na apresentação, além de números musicais. Ao todo, 53 filmes foram indicados para as 24 categorias a serem premiadas, com muitos chegando cheios de favoritismo.

Para a estatueta de Melhor Filme, se fossem levados em conta apenas os números, o favorito seria Coringa, com 11 indicações – entre elas, de Melhor Ator (Joaquim Poenix) e Melhor Diretor (Todd Philips). Mas na mesma categoria, também aparecem com força os longas 1917, Era uma vez em... Hollywood e O Irlandês, com 10 indicações cada.

O favoritismo nas casas de aposta e nas premiações anteriores recai, então, sobre o drama ‘1917’, do diretor Sam Mendes. O longa que narra a jornada de dois soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial está ganhando todos os prêmios que disputou na corrida pelo Oscar, entre eles Globo de Ouro, PGA e BAFTA, e tudo indica que vai ganhar mais um.

Completam a lista de indicados ao melhor filme: História de um casamento, Parasita, Adoráveis Mulheres, Ford vs Ferrari e Jojo Rabbit.


Atuação

O reconhecimento no Globo de Ouro pavimentou o caminho de Joaquim Phoenix rumo ao prêmio de Melhor Ator. Genial no papel do palhaço do crime, é improvável que alguém possa tomar dele a estatueta, mas caso aconteça, deve ser Adam Driver pelo papel de Charlie em História de um Casamento. Na categoria, ainda concorrem Leonardo Di Caprio, por Era Uma vez em... Hollywood, e os novatos no Oscar, Antonio Banderas por Dor e Glória e Jonathan Price por Dois Papas, longa dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Entre as mulheres, a disputa conta com atrizes já premiadas: Charlize Theron, agora indicada por O Escândalo, e Renée Zellweger, que está levando todos os prêmios possíveis e é a mais cotada para ganhar a estatueta com seu papel em Judy – Muito Além do Arco-Íris. Completam a lista Saoirse Ronan por sua atuação em Adoráveis Mulheres, e indicadas pela primeira vez ao Oscar, Cynthia Erivo, por em Harriet, e Scarlett Johansson, por História de um casamento. Johansson também concorre como atriz coadjunvante por Jojo Rabbit.

As outras quatro estrelas indicadas para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante são Kathy Bates, de O Caso Richard Jewell; Margot Robbie, indicada pela segunda vez por O Escândalo; além das favoritas Laura Dern, por História de Um Casamento; e Florence Pugh, por sua atuação em Adoráveis Mulheres.

Ainda nas categorias de atuação, Brad Pitt é o principal candidato a levar a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante, por seu papel em Era uma vez em… Hollywood. O ator já venceu o Globo de Ouro e o BAFTA deste ano. A categoria aliás, só tem veteranos, velhos conhecidos do público disputam com Pitt:  Anthony Hopkins foi indicado por Dois Papas, Tom Hanks tenta seu sexto Oscar por Um Lindo Dia na Vizinhança, além de Al Pacino e Joe Pesci, ambos por suas atuações em O Irlandês.


Brasil

O país tem um representante concorrendo na categoria Melhor Documentário: Democracia em Vertigem, de Petra Costa. A obra narra episódios políticos recentes no Brasil como o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula. O documentário, porém, é visto como azarão pelos apostadores, sem muitas chances na disputa. 

O favorito na categoria é ‘American Factory’, que conta sobre a instalação de uma fábrica chinesa em uma cidade americana. Ainda concorrem ‘The cave’, ‘For Sama’ e ‘Honeyland’.


Filme estrangeiro

Esse parece ser o mais certo de se apostar: Parasita, de Bong Joon Hoo. Se confirmado o favoritismo, a produção sul-coreana pode se tornar a primeira não interpretada na língua inglesa a ganhar o prêmio. A obra faz crítica social de forma inteligente mostrando as diferenças no padrão de vida de duas famílias, uma que vive em um porão e outra em uma mansão. Além de Melhor Filme estrangeiro, Parasita também foi indicado a Melhor Filme, Melhor Direção, Roteiro Original, Edição e Design de Produção.


Colunista do JM aposta na vitória do ‘Filme 1917’

Para Fabio Gurski, pós graduado em Cinema e colunista do JM, o filme que vai levar mais estatuetas na noite do Oscar vai ser 1917. ‘Ele é o grande favorito em todas as categorias que está disputando, inclusive nas categorias técnicas como de som, mixagem, fotografia, porque o filme é muito bem feito. Isso fica mais evidente pelo filme ser todo contado em um plano de sequência. Dá a sensação que o filme foi gravado assim: ligou a câmera e foi até o final. E isso é extremamente difícil de fazer no cinema, e ele fez com uma maestria incrível. Ele é simplesmente uma aula de cinema, tecnicamente ele é perfeito’, ressalta.

Gurski acredita que o Coringa leve o Oscar de melhor ator. ‘Joaquim Phoenix, o filme é dele! Ele tem tempo de tela e tem tempo para construir um personagem simplesmente incrível. Então acho difícil alguém tirar do Phoenix, acho difícil acontecer uma surpresa nessa categoria’, complementa

Charge da edição deste fim de semana (08, 09 e 10/02/2020) do JM

Charge da edição deste fim de semana (08, 09 e 10/02/2020) do JM...

Agência do Trabalhador de PG realiza 9,6 mil atendimentos

Agência do Trabalhador de PG realiza 9,6 mil atendimentos...

Justiça manda vereadores de Piraí do Sul devolverem R$ 471 mil

Justiça manda vereadores de Piraí do Sul devolverem R$ 471 mil...

Preço justo no EstaR

Preço justo no EstaR...

Indicadores apontam economia do Paraná em ascendência

Indicadores apontam economia do Paraná em ascendência...

Corte no orçamento da Receita Federal agrava as crises fiscal

Corte no orçamento da Receita Federal agrava as crises fiscal...

Capa da edição deste fim de semana (08, 09 e 10/02/2020) do JM

Capa da edição deste fim de semana (08, 09 e 10/02/2020) do JM...

Pequenos negócios geraram 91% dos empregos no PR

Pequenos negócios geraram 91% dos empregos no PR...

Vereador propõe que motorista pague apenas tempo usado no EstaR

Vereador propõe que motorista pague apenas tempo usado no EstaR...

“Nunca se esqueça das suas origens”, diz Aliel Machado

“Nunca se esqueça das suas origens”, diz Aliel Machado...

Juca Sloboda toma posse para o terceiro mandato na Acipg

Juca Sloboda toma posse para o terceiro mandato na Acipg...

Prefeitura de Piraí coloca 150 lixeiras nas ruas da cidade

Prefeitura de Piraí coloca 150 lixeiras nas ruas da cidade...

Vereadora de Castro participa da Executiva do MDB Mulher

Vereadora de Castro participa da Executiva do MDB Mulher...

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (07/02)

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (07/02)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS