PUBLICIDADE

Natureza invade design interno das casas

Pedras, madeiras e plantas tornam-se sinônimo de bem-estar para quem busca um estilo de vida mais tranquilo

Arquiteta Caroline Andrusko prova que conforto e beleza podem andar lado a lado
Arquiteta Caroline Andrusko prova que conforto e beleza podem andar lado a lado -

Pedras, madeiras e plantas tornam-se sinônimo de bem-estar para quem busca um estilo de vida mais tranquilo

O protagonismo que as cidades desempenham na vida humana é algo inegável. A sociedade pulsa com a movimentação dos grandes centros urbanos, e a correria do dia a dia tem levado muitas pessoas a buscarem um estilo de vida mais desacelerado. Encontrar um equilíbrio não é tarefa fácil, mas a natureza pode ser uma boa aliada para quem deseja colocar o bem-estar como prioridade.

Segundo a WGSN, uma das principais autoridades em tendência do mundo, essa mudança comportamental permitiu que a natureza virasse o centro das atenções, não só fora, mas dentro de casa também. A reconexão com elementos naturais abriu espaço para que o verde, madeiras e pedras invadissem os interiores e se tornassem sinônimos de aconchego e reconexão. Tudo isso com o bônus de deixarem os espaços muito mais atraentes e sofisticados.

Com a promessa de serem as queridinhas de 2019, as pedras reconquistaram o coração de moradores e arquitetos. Suas linhas e ranhuras irregulares contam a história e guardam os segredos do tempo, garantindo um estilo único a qualquer ambiente. Seja no piso, painéis, bancadas ou em itens decorativos as pedras enriquecem qualquer espaço com sua beleza inata.

Para quem busca um interior acolhedor e aconchegante apostar na madeira pode ser uma opção certeira. Segundo a arquiteta Caroline Andrusko, por se tratar de um elemento bastante tradicional e clássico a madeira possibilita inúmeras aplicações. “São nobres, atemporais e trazem requinte e conforto aos ambientes. A variedade de cores, texturas e acabamentos torna sua aplicação muito versátil, podendo ser utilizada nos mais diferentes projetos”, avalia.

Responsáveis por trazer cor, volume e vida aos projetos de ambientes, as plantas também promovem sensações de aconchego e tranquilidade. Os benefícios de ordem física e psicológica são muitos: renovação na qualidade do ar, redução do stress e relaxamento. Elas podem estar em vasos, paredes vivas, pequenas hortas e até perto do teto, com a escolha da espécie certa, os bons momentos estão garantidos.

Varandas recebem jardim vertical

O verde também pode ser aplicado na parte externa de apartamentos: as plantas trazem vida e um pedaço da natureza para a varanda. Os jardins verticais aproveitam bem as paredes e são bem-vindos, além de serem práticos quando o assunto é manutenção. Vasos de diferentes tamanhos e alturas funcionam muito bem quando se trata de decoração. “O importante mesmo, no fim das contas, é que o espaço tenha a sua cara e seja muito bem aproveitado”, diz o arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE