PUBLICIDADE

Alvaro projeta futuro e exalta finanças em dia do Operário

Presidente do Grupo Gestor participou na noite dessa quarta-feira (1), do arbitral do campeonato Paranaense

Álvaro Goes, presidente do Operário, em entrevista ao Portal aRede
Álvaro Goes, presidente do Operário, em entrevista ao Portal aRede -

Federação Paranaense de Futebol (FPF) realizou, na noite desta quarta-feira (1º), no Hotel Vila Velha, em Ponta Grossa, o arbitral do Campeonato Paranaense 2026. Esta reunião acontece para alinhar as regras, datas e outros assuntos, para toda a competição ser realizada com maestria. Lembrando que, o Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, é o atual campeão da competição.

Com este arbitral, mais cedo, aconteceu um anúncio referente a todas as competições brasileiras de futebol realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, com seu presidente, Samir Xaud. O que irá interferir para clubes paranaenses será a diminuição de datas dos estaduais, que passarão de 16 para 11 datas, em todo o país. Para o Fantasma, foi anunciado a competição da Copa Sul-Sudeste, que irá integrar clubes dessas regiões para disputar uma taça. Equipes que participem de campeonatos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não serão permitidos para jogarem.

O critério desta nova competição, segundo a própria CBF, será seis vagas por meio do resultado esportivo nos campeonatos estaduais de 2025 e seis vagas por meio do resultado esportivo nos campeonatos estaduais de 2025, ou para campeões de torneios seletivos de 2025. Conforme a regra, o Operário Ferroviário deve participar da competição em 2026, já que é o atual campeão do Campeonato Paranaense de 2025. O Maringá, clube que o Fantasma venceu na grande final, também estaria classificado para este novo campeonato.

Em entrevista à equipe de Jornalismo do Portal aRede, o presidente do OperárioÁlvaro Goes, crê somente na mudança do calendário do estadual. "Creio que não muda nada. Vai mudar em relação a calendário, que será mais curto e com dois grupos. Sou a favor do Paranaense ser em um ano ou seis meses para dar condições para os clubes revelarem atletas ou por o sub-23 para jogar. Muda também o planejamento, a Série A vai iniciar em janeiro, por exemplo, então temos que entrar com uma equipe forte para disputar todas as competições que precisarmos disputar", disse o presidente.

NOVO PARANAENSE - Para 2026, ficou definido que os 12 times participantes formarão dois grupos na primeira fase. Times do Grupo A enfrentarão as equipes do B. Os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que terá jogos de ida e volta até a final. Ou seja, 12 datas para a competição no total. Além disso, os quatro times que não se classificarem para as quartas de final vão jogar um Torneio da Morte para definir quem serão os dois rebaixados à Segunda Divisão estadual.

Os grupos também já estão definidos. O Grupo A terá Athletico, Maringá, Londrina, São joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. Já o Grupo B conta com Coritiba, Operário, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá. A estreia do campeonato está prevista para o dia 10 de janeiro. A alteração no formato de disputa do Paranaense se deve à redução de datas nos estaduais, como divulgado pela CBF.

 

NOVAS COMPETIÇÕES - Sobre a nova Copa Sul-SudesteGoes afirma que o justo é o Fantasma ser chamado, pelo último título de 2025. "Sobre a Copa Sul-Sudeste, certamente o campeão de 2025 deve disputar, é o que é justo. Já mudará completamente a fórmula de trabalharmos o ano, o arbitral do Paranaense já serve para isso, agora esta nova competição irá requerer o dobro de preparação da nossa equipe para entregarmos tudo dentro de campo", declarou. 

Para 2026, o presidente do Fantasma garante já estar planejando o ano juntamente com sua equipe e com o gerente de futebol Bruno Batata e o técnico Alex de Souza. E, também, Goes falou que 2025 foi o melhor ano para o Fantasma no aspecto financeiro. "Já estamos trabalhando no ano de 2026. Viemos conversando com o Alex e o Batata, para realmente termos um elenco competitivo para o ano de 2026. O objetivo é trabalhar com menos atletas e maiores valores de referências em relação a eles. 2025 foi o ano que o Operário mais capitalizou, vendemos quase seis jogadores e dos 10 anos que estou aqui, foi o primeiro ano que o Operário fez dinheiro com jogadores", finalizou Álvaro.

Bruno Batata, gerente de futebol do Operário, em entrevista do Portal aRede
Bruno Batata, gerente de futebol do Operário, em entrevista do Portal aRede |  Foto: Luis Pires/aRede.

Para o Portal aRedeBruno Batata destacou a preocupação em relação à saúde dos atletas com o novo calendário, novas competições e possíveis pausas ou férias para o próximo ano, que terá a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá. "Sobre os atletas do Operário, eles gostam de jogar né. Quanto mais competições, melhores para os jogadores, tendo em vista Paranaense, Série B e Copa do Brasil. Temos que ficar atentos e exigir questões de tempo de recuperação e férias para nossos atletas poderem render em campo. Claro que interfere também em relação à formatação de grupo, talvez contar com mais atletas ou contar cada vez mais com a base", disse o gerente de futebol do Operário.

Com supervisão de Rodolpho Bowens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE