ESPORTES
Brasil enfrenta a Argentina na final da Copa do Mundo de Futsal
O Brasil vai em busca do hexacampeonato da competição; em 10 edições do torneio, incluindo a atual, a seleção brasileira chegou à final em sete
Da Redação | 04 de outubro de 2024 - 02:13
A final da Copa do Mundo de Futsal 2024 será decidida em um clássico da América do Sul. As seleções de Brasil e Argentina fazem a final do torneio no próximo domingo (6), em Tashkent, capital do Uzbequistão.
A seleção brasileira chega para a decisão com a melhor campanha do torneio. Os comandados de Marquinhos Xavier venceram Cuba, Croácia e Tailândia na primeira fase, eliminaram a Costa Rica nas oitavas de final e deixaram pelo caminho Marrocos nas quartas. A partida mais difícil foi a semifinal diante da Ucrânia, vencida por 3 a 2.
A Argentina, por sua vez, bateu Ucrânia, Afeganistão e Angola na fase inicial. No mata-mata, deixou a Croácia pelo caminho nas oitavas e eliminou o Cazaquistão nas quartas. Para chegar à decisão, os argentinos venceram a França por 3 a 2 na semifinal.
SEMIFINAIS - O confronto entre Brasil e Ucrânia foi marcado pelo equilíbrio, com os europeus abrindo o placar nos últimos momentos do primeiro tempo com Cherniavskyi. Porém, logo nos primeiros minutos da etapa final, a equipe comandada por Marquinhos Xavier virou graças a um gol contra dos ucranianos e outro de Dyego. O time do leste europeu chegou a igualar o placar com Abakshyn, mas, quando faltavam quatro minutos para o fim do confronto, o Brasil garantiu a vitória com outro gol do capitão Dyego.
Após a partida o ala Arthur afirmou que agora o momento é de se preparar para a grande decisão, independente do adversário: “Esse grupo está de parabéns, merecia estar na final e lutamos muito para estar aqui. Agora é descansar e analisar nosso adversário para a grande final da Copa do Mundo”.
Já a Argentina venceu a França por 3 a 2 na semifinal e garantiu mais uma decisão na história. Logo no começo do duelo, Arrieta marcou para a Argentina, mas Toure empatou. Os gols decisivos vieram só nos últimos minutos da segunda etapa.
Restando 8 minutos para o fim, Claudino recolocou os argentinos em vantagem, mas 2 minutos depois, Menendez empatou novamente. Arrieta, de pênalti, marcou o gol da vitória sul-americana a 3 minutos do término.
DECISÃO - As seleções irão disputar o título neste domingo (6), às 12h30 (horário de Brasília). Já às 9h30 (horário de Brasília), Ucrânia e França disputam o 3º lugar.
RETROSPECTO - O Brasil vai em busca do hexacampeonato da competição. Em 10 edições do torneio, incluindo a atual, a seleção brasileira chegou à final em sete. O país, porém, não frequentava a decisão desde 2012, quando conquistou o último título. A Argentina, por sua vez, é uma das quatro seleções que já venceram a competição. Os argentinos foram finalistas nas últimas duas edições e conquistaram o título em 2016. Brasil e Argentina já se enfrentaram sete vezes na Copa do Mundo de Futsal. A seleção brasileira triunfou em seis confrontos, mas os argentinos levaram a melhor no último.
Com informações: Olympics.