PUBLICIDADE

Em crise, Operário ‘faz as contas’ pela permanência na Série B

Fantasma precisa vencer pelo menos quatro dos próximos oito jogos para seguir vivo na luta contra o descenso; time se reapresenta hoje em Vila Oficinas

Meia Rafael Chorão em ação contra o Guarani.
Meia Rafael Chorão em ação contra o Guarani. -

Na vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e com 71,5% de chances de rebaixamento à Série C, o Operário Ferroviário precisa ‘juntar os cacos’ após a derrota desta terça-feira (12) contra o Guarani, por 1 a 0, em pleno estádio Germano Krüger. A equipe se reapresenta nesta quinta-feira (15) e terá mais de uma semana para se preparar pensando no duelo contra o Bahia, no dia 24, na arena Fonte Nova.

Além da partida contra o tricolor baiano, o Fantasma terá mais sete duelos para buscar a permanência na segunda divisão nacional, sendo quatro deles em Ponta Grossa: Vasco (32ª rodada), Vila Nova (33ª), Brusque (35ª) e o Novorizontino na 38ª e última rodada. Em caso de vitória nos quatro confrontos, o que já seria uma tarefa das mais difíceis no atual cenário do alvinegro, os hipotéticos 42 pontos podem não ser suficientes para livrar o time do ‘Z4’.

Isso porque, em três das últimas cinco temporadas de Série B, a pontuação mínima necessária para atingir a 16ª colocação ficou acima dos 43 pontos; ou seja, além do 100% em casa, os comandados de Matheus Costa ainda teriam que buscar pontos como visitante, em duelos contra Bahia, CRB, Chapecoense e Sport. Para piorar, o Operário pode parar na lanterna do Brasileirão caso o Náutico vença o Vasco, em São Januário, na noite desta sexta-feira (16).

“Neste momento, podemos ver o Náutico, Guarani, o Vila Nova, mas temos que fazer nossa parte. Não adianta torcer contra. Temos que ver nossa situação e buscar nossas vitórias para sair disso”, resume o técnico operariano. Em entrevistas anteriores, inclusive, Matheus Costa destacou que manter o Fantasma na Série B seria “um dos maiores desafios da carreira”, que já teve inclusive um acesso com o Paraná Clube em 2017.

NÚMEROS RUINS

A perspectiva de melhora no Operário Ferroviário fica prejudicada principalmente após uma rápida análise dos números do Fantasma na competição. No sistema defensivo, apesar da melhora nos últimos jogos, o alvinegro tem a segunda defesa mais vazada da Série B com 36 gols sofridos, a frente apenas do atual lanterna Náutico (que sofreu 40 gols).

Já no ataque, o setor não viu um camisa nove se firmar como titular e o resultado é a marca de apenas um gol feito nos últimos seis jogos: o tento marcado por Felipe Garcia na vitória de 1 a 0 contra o Londrina, no sábado passado. Mesmo o artilheiro da equipe na competição, Paulo Sérgio (com 5 gols), marcou apenas um deles de bola rolando, contra o Sampaio Correia; os demais foram marcados em cobrança de falta ou pênalti.

Possibilidades de rebaixamento – Série B 2022

20º         Náutico               83,7%

19º         Operário             71,5%

18º         Vila Nova            48,8%

17º         Brusque              47,0%

16º         Guarani               51,3%

15º         CSA                      35,8%

14º         Chapecoense    30,1%

13º         Novorizontino   29,9%

Fonte: UFMG

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE