Editorial
As iniciativas de PG para se tornar cada vez mais verde
Da Redação | 12 de março de 2026 - 01:02
Cidade das águas, de Vila Velha, da Münchenfest e do Operário Ferroviário. Ponta Grossa é conhecida nacionalmente (e em muitos outros países) por algumas particularidades. O diversificado parque industrial e o grande entroncamento rodoferroviário atribuem ao Município referências importantes. E ações, como a implantação do Complexo Ambiental do Lago de Olarias, a colocam em outro patamar, sobretudo pela relevância ao meio ambiente e qualidade de vida.
Anunciado ontem (11), o Complexo Ambiental do Lago de Olarias trata-se de um parque linear de aproximadamente 58,78 hectares, qie contará com cinco lagos integrados à Área de Proteção Ambiental da Bacia do Arroio de Olarias (APA de Olarias). O espaço será destinado a atividades educativas, recreativas, culturais, esportivas e de pesquisa científica, respeitando os parâmetros de uso e ocupação do solo definidos pela legislação municipal vigente. Também passam a ser considerados bens de uso comum todos os equipamentos implantados na área do complexo, como edificações, acessos, meios de locomoção e demais estruturas necessárias para o funcionamento do espaço.
Os projetos de implantação de novas áreas verdes, como o futuro Jardim Botânico e os parques lineares desenvolvidos em parceria com a Unilivre, representam instrumentos estratégicos da política ambiental do município. Mais do que espaços de lazer, essas iniciativas integram um modelo de planejamento urbano sustentável, voltado à ampliação da infraestrutura verde, à conservação da biodiversidade e à melhoria da qualidade ambiental da cidade.
Implantados ao longo de cursos d’água e fundos de vale, os parques lineares contribuem diretamente para a recuperação de áreas de preservação permanente, proteção de nascentes, melhoria da drenagem urbana e redução de processos erosivos. Ao mesmo tempo, funcionam como importantes corredores ecológicos dentro da malha urbana, conectando fragmentos de vegetação e favorecendo a biodiversidade, além de oferecerem à população espaços qualificados para convivência, prática esportiva e educação ambiental.
Por meio do Decreto nº 25.435/2025, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa oficializou a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Olarias. Localizada na região da bacia hidrográfica do arroio de Olarias, a APA marca um novo capítulo na preservação ambiental e na gestão territorial da cidade, com impacto nas atividades urbanas, ambientais e de lazer que ocorrem na área.
A criação da APA tem como principais objetivos proteger a diversidade biológica, ordenar o uso e a ocupação do solo e garantir a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. A nova regulamentação prevê critérios mais rígidos para o uso da região, mas também amplia as possibilidades de gestão participativa e desenvolvimento sustentável, aliando conservação à valorização dos espaços naturais.