PUBLICIDADE

A importância da qualificação numa PG mais industrializada

Imagem ilustrativa da imagem A importância da qualificação numa PG  mais industrializada

Para atender aos interesses das atuais e das importantes indústrias que estão em construção em Ponta Grossa, a qualificação profissional ganha relevância. É importante investir em cursos, de diferentes áreas, para amparar as necessidades do setor produtivo, bem como preparar o trabalhador. 

A indústria é o segundo setor que mais contrata em Ponta Grossa. Além disso, há uma grande possibilidade para fazer carreira, tendo em vista a constante transformação tecnológica. Neste cenário, a qualificação profissional é um dos pilares da completividade industrial, ao introduzir novos conceitos, tecnologias e inovação.

A qualificação profissional é estratégica para aumentar a empregabilidade e reduzir a fila de desempregados, com o governo municipal investindo fortemente em programas específicos. Além de oferecer vagas para um público bastante amplo, o 'Programa Capaz!' prevê 360 vagas em cinco trilhas de conhecimento, nas áreas de Inovação e Tecnologia, Soldagem, Manutenção Industrial, Eletricidade Predial e Logística Industrial. Dentro de cada trilha serão disponibilizados cursos que terão duração total de 3 a 5 meses, com direito a bolsas de R$ 500,00. As formações serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O avanço da indústria em Ponta Grossa tem gerado novas demandas por mão de obra qualificada, e o grande desafio é alinhar a formação profissional às vagas que estão sendo criadas. É necessário a Prefeitura atuar de forma integrada com a iniciativa privada para fortalecer o desenvolvimento industrial e a geração de renda, e, de forma complementar, estruturar programas de qualificação que garantam que essas oportunidades sejam efetivamente acessadas pela população. 

Os cursos profissionalizantes são fundamentais para a rápida inserção e qualificação no mercado de trabalho, com cerca de 85% dos formados empregados, oferecendo aprendizado prático focado em habilidades técnicas específicas. Eles aumentam a empregabilidade, melhoram salários, promovem a atualização profissional e permitem a especialização técnica em áreas de alta demanda, como mecânica e logística.

O governo deve focar na ampliação de cursos técnicos e gratuitos, alinhados às demandas do mercado de trabalho, com ênfase em tecnologia e áreas de alta empregabilidade, mediante parcerias com o setor privado, plataformas online e valorização do ensino técnico, facilitando o acesso a jovens e adultos. 

Ponta Grossa registrou um ano histórico em 2025, fechando com um saldo positivo de 2.333 novos empregos formais, totalizando um recorde de 109.779 vínculos empregatícios, impulsionado principalmente pelos setores de serviços, comércio e indústria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE