Editorial
PG consolida nova fase com importantes projetos e obras
Da Redação | 03 de janeiro de 2026 - 02:12
Se no passado o planejamento ocupasse o topo do ranking das prioridades dos gestores, Ponta Grossa não enfrentaria, hoje, problemas que limitam, colocam restrições para a expansão ou demandam grandes recursos financeiros para eliminá-los. As ferrovias travam o crescimento de bairros, as rodovias representam potencial perigo, a estação rodoviária está no coração da cidade e os terminais do transporte coletivo estão obsoletos. Na questão dos ônibus, canaletas exclusivas e estações-tubos já deveriam existir há décadas.
É neste cenário que se destaca a importância da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, criada no ano passado pela prefeita Elizabeth Schmidt, para consolidar, articular e encaminhar um conjunto de obras e programas destinados a organizar o crescimento urbano, ampliar a oferta de serviços e atrair investimentos. Alguns resultados já apareceram. No último ano, Ponta Grossa se destacou nacionalmente no Ranking Connected Smart Cities 2025, elaborado pela Urban Systems. O município aparecei na 27ª colocação e já aparece entre as nove cidades mais inteligentes da Região Sul, consolidando uma trajetória de crescimento expressivo.
Uma cidade planejada é aquela construída a partir de um projeto detalhado por profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros e urbanistas, visando minimizar os problemas comuns aos processos de urbanização e levar mais qualidade de vida aos moradores, comerciantes e todos que se relacionam com a cidade. Assim, as necessidades são operacionalizadas e os espaços e funções urbanos são ordenados racionalmente. O planejamento atua sobre os usos da cidade, suas construções e projeta seu crescimento, em conjunto com outras políticas públicas, como infraestrutura, saúde, transporte e educação.
Viver em uma cidade planejada é estar em um ambiente pensado e preparado para receber bem todas as demandas dos moradores. Problemas usuais dos municípios, como trânsito, pouca área verde e pouco espaço de lazer, podem ser facilmente resolvidos com um bom planejamento urbano ou com infraestrutura adequada — tubulação de água e esgoto não comportam o crescimento da população, ou o asfalto não atende o volume de trânsito, entre outros.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos atuou em mais de 20 projetos e frentes de trabalho, entre captação de recursos, estudos técnicos, articulações institucionais e implantação de programas estruturantes. A secretaria visa a construção sustentável e estratégica de Ponta Grossa a longo prazo com a elaboração de projetos e articulação institucional em diferentes áreas estruturantes para o município. A expectativa é transformar a lista de projetos em obras, neste ano.