Editorial
A região cresce com indústrias que vão do ‘grão ao gole’
Da Redação | 16 de dezembro de 2025 - 02:46
Com investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a fábrica da Ambev inaugurada oficialmente, ontem (15), em Carambeí, fortalece a cadeia industrial do Paraná, amplia a geração de empregos e consolida o Estado como um dos principais polos produtivos do setor de bebidas no Brasil. O empreendimento consolida o Estado como polo estratégico do setor de bebidas ao integrar toda a cadeia produtiva. O Paraná é o maior produtor de cerveja do Brasil.
Neste cenário de forte expansão industrial e desenvolvimento socioeconômico, importante ressaltar que a região vive um momento muito forte, com novos investimentos nas áreas de alimentos, automotiva, energia e logística. Os Campos Gerais já se consolidam como um dos grandes polos industriais do Paraná, resultado de boa logística, incentivos fiscais do Paraná Competitivo e mão de obra qualificada.
O Paraná Competitivo é um programa do Governo do Paraná que oferece incentivos fiscais (como parcelamento de ICMS) para atrair e expandir negócios no estado, gerando empregos e desenvolvimento, e a região dos Campos Gerais (com Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul) é um polo chave, recebendo investimentos bilionários em setores como automotivo (Paccar), pneus (XBRI/Linglong) e embalagens (Cristalpet), consolidando a região como destino estratégico de investimentos.
A região dos Campos Gerais, no Paraná, vive uma forte expansão industrial, impulsionada principalmente pelo setor de bebidas e alimentos (com grandes investimentos em maltarias e fábricas como Ambev e Maltaria Campos Gerais), atração de montadoras, e crescimento em tecnologia e outros setores, consolidando-se como um polo industrial estratégico com investimentos bilionários e geração de milhares de empregos.
A fábrica de Carambeí é a primeira da Ambev que já começa a operar com 100% de energia elétrica renovável. A unidade está preparada para funcionar também com biocombustíveis e utilizará fornos de alta eficiência energética. As garrafas serão produzidas com uma porcentagem de pelo menos 20% de vidro reciclado, podendo chegar a 80%, posicionando a Ambev como apoiadora do Plano de Resíduos Sólidos do Paraná.
Desde o início das obras, mais de 1.800 empregos foram gerados na região. Agora, já em operação, a unidade criará cerca de 400 novos empregos diretos e indiretos em Carambeí e no entorno. Com esse investimento, a região passa a contar com a cadeia cervejeira mais completa do Brasil, reunindo maltaria, fábrica de latas, cervejaria, centros de distribuição e, agora, a nova fábrica de vidros. O investimento em Carambeí integra os R$ 2,5 bilhões aportados pela Ambev no Paraná nos últimos anos. No estado, a cadeia produtiva da companhia gera mais de 16 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.