Editorial
A política de habitação do PR é modelo para o Brasil
Da Redação | 10 de outubro de 2025 - 00:32

Ponta Grossa recebe, neste sexta-feira (10), pela manhã, o governador do Paraná, Carlos massa ratinho Junior. Especificamente hoje, o chefe do Executivo estadual fará a entrega de 275 casas de um residencial e o condomínio do idoso de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. As moradias fazem parte de linhas do programa Casa Fácil Paraná, política criada em 2019 e que já beneficiou mais de 123 mil famílias no Paraná.
As primeiras chaves serão entregues no Residencial Bem Viver Uvaranas. Construído em formato de bairro, o conjunto habitacional vai receber seus últimos 275 moradores, totalizando 1.475 casas, todas com apoio do Casa Fácil. As casas são divididas em sala integrada, dois quartos, cozinha, banheiro, lavanderia coberta e vaga de garagem. No condomínio do idoso são outras 40 casas pela modalidade Viver Mais. A construção foi completamente bancada pelo Governo do Estado, que investiu R$ 5,6 milhões.
A política habitacional de Ratinho Junior objetiva a ampliação do acesso à moradia digna por meio de programas como o Casa Fácil Paraná (que oferece subsídios, incluindo modalidades para idosos), parcerias com o governo federal (como o programa Minha Casa, Minha Vida) e a viabilização de projetos com prefeituras e a iniciativa privada. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) é a principal responsável pela gestão e execução, promovendo a construção de novas unidades, a readequação de moradias em áreas de risco e a regularização fundiária.
Os novos conjuntos habitacionais são capacitados com toda a infraestrutura, desde a básica (saneamento, pavimentação e iluminação), a mais abrangente, como transporte coletivo, serviço de lixo, postal, entre outros. Escolas, postos de saúde e instalação de unidades de segurança são projetos futuros. Trata-se do maior programa habitacional do Brasil, que além de levar dignidade a milhares de famílias gera milhares de empregos na construção civil e ajuda Ponta Grossa e continuar crescendo e se desenvolvendo economicamente.
O Paraná tem programas permanentes de habitação e cidadania para incentivar o desfavelamento e abrigar idosos humildes em condomínios estruturados e salubres. O Estado é pioneiro nesses projetos e que eles vão ao encontro da necessidade de pessoas que têm dificuldade de acessar a casa própria. O intuito é diminuir o número de favelas do Paraná e avançar em políticas públicas para os idosos.
O Governo do Paraná alcançou marcas históricas no segmento habitacional no primeiro semestre de 2025. Durante o período, o Governo do Estado investiu ao todo R$ 225 milhões para ampliar as modalidades de atendimento do Programa Casa Fácil Paraná e no lançamento de uma iniciativa inédita no País voltada ao financiamento de imóveis para pessoas da terceira idade.