Editorial
O importante trabalho da Prefeitura para salvar o ‘Lago de Olarias’
Da Redação | 07 de outubro de 2025 - 01:01

A necessidade de corrigir erros cometidos em gestão anteriores, impõe à Prefeitura desafios em relação a não descaracterização do Lago de Olarias, considerado um dos cartões portais da cidade, e que recebeu apostes milionários nos últimos anos. O lago foi praticamente esvaziado pela necessidade da realização de sondagens do tipo Standard Penetration Test (SPT), fundamentais para conhecer tecnicamente as características do subsolo e embasar o projeto técnico das futuras intervenções.
Este procedimento faz parte da política de sustentabilidade da administração de Elizabeth Schmidt. De fato, é mais econômico trabalhar com manutenção e prevenção do que com conserto de estragos que poderiam acontecer, como alagamentos. Neste sentido, esse planejamento antecipado é tão importante. E tudo será realizado, segundo o governo, com o comprometimento da preservação da fauna.
Para viabilizar o acesso dos equipamentos de perfuração aos pontos definidos para a investigação geotécnica, será necessário o rebaixamento temporário do nível da água por meio da abertura parcial da comporta do Lago 1. O procedimento é conduzido de forma controlada e acompanhado por técnicos, com esvaziamento limitado ao necessário para o serviço. Após a conclusão das sondagens, o fechamento da comporta permitirá a elevação gradual do nível da água.
O modelo de licitação integrada se mostra mais adequado, por conta de mudança nos projetos que poderão ser feitos durante a execução da obra, para haver mais agilidade. Dessa forma, a Prefeitura destaca que realiza estudos necessários, além de buscar documentos e autorizações para lançar o certame.
Em entrevista ao Portal aRede concedida ainda em fevereiro deste ano, o secretário Luiz Henrique Honesko afirmou que a obra para execução do Lago II teria um aporte financeiro na ordem de R$ 10 milhões. Uma licitação anterior havia sido lançada em 2023. A empresa vencedora chegou a iniciar as intervenções no local, mas a obra precisou ser interrompida. O assoreamento alterou o nível do Lago I e fez com que a água invadisse a área do Lago II, o que impossibilitou a continuidade dos serviços.
O Lago de Olarias é patrimônio da população ponta-grossense e todo projeto direcionado a este espaço tem o objetivo de melhorá-lo. O local recebeu investimentos milionários e conta com ciclovia, pistas de caminhada, de skate, parque infantil, academia ao ar livre, quadras de areia, dois lagos, deck e um anfiteatro que será usado para apresentações ao ar livre, além de um grande espaço para estacionamento e um módulo da Guarda Municipal.