PUBLICIDADE

A UPA Uvaranas e os avanços na saúde pública de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem A UPA Uvaranas e os avanços na saúde pública de Ponta Grossa

A inauguração da UPA Uvaranas, prevista para a primeira semana de junho, representa um significativo avanço à rede integrada de saúde pública. Esta unidade foi erguida em local estratégico, num bairro com uma população superior à maior dos municípios do Paraná. Funcionará 24h e se integrará como reforço às UPAs Santana e Santa Paula.

A nova UPA se constitui num avanço para a saúde de Ponta Grossa. A unidade é resultado de um trabalho realizado pela gestão municipal para reestruturar e fortalecer a rede de saúde municipal. Com a inauguração da UPA Uvaranas, pode-se avançar neste processo, oferecendo atendimento ainda mais ágil e eficiente para as famílias de toda a região. Sem dúvidas, essa é uma grande conquista e mais um compromisso cumprido pela gestão atual e que irá impactar de maneira muito positiva na vida de milhares de famílias.

A nova UPA Uvaranas contará com uma área construída de 1.455,19 metros quadrados e a maioria das obras foi feita no sistema Light Steel Framing, método de construção inédito nas obras da Prefeitura de Ponta Grossa, para dar ainda mais agilidade aos trabalhos. No total serão investidos cerca de R$ 21 milhões para viabilizar a terceira Unidade de Pronto Atendimento da cidade, que já conta com as UPAs Sant’Ana e Santa Paula. Além de Uvaranas, a nova UPA será uma referência para regiões como os bairros Neves e Cará-Cará e será fundamental para atender a demanda por pronto atendimento 24 horas em Ponta Grossa.

As Unidades de Pronto Atendimento são essenciais para o sistema de saúde, pois prestam serviços resolutivo e qualificado a pacientes em situação de urgência e emergência, funcionando como uma porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Elas atuam como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, absorvendo parte da demanda por serviços hospitalares. 

Ao atender casos de menor complexidade e absorver parte da demanda por serviços hospitalares, as UPAs contribuem para a descongestão das emergências hospitalares, que muitas vezes estão sobrecarregadas. As unidades também representam um ponto de acesso mais próximo à população, especialmente em áreas com menor acesso a serviços de saúde, facilitando o acesso ao SUS. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica (link) e a atenção hospitalar (link). Desta forma, a população terá um melhor atendimento à saúde, com menor fila nos prontos socorros de hospitais, e a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) aumentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE