PUBLICIDADE

PG tem posição estratégica no mapa do agro do governo

Imagem ilustrativa da imagem PG tem posição estratégica no mapa do agro do governo

A importância do armazém graneleiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado às margens da Rodovia do Café, no Distrito Industrial de Ponta Grossa, ficou evidente, ontem (26), por conta da assinatura de convênio entre a Companhia, a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS/ONU).

Através deste convênio, o Governo Federal pretende fortalecer e ampliar a eficiência operacional da Companhia nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Serão investidos R$ 55 milhões pela Itaipu Binacional para a realização de diagnósticos situacionais e elaboração de projetos executivos de engenharia dos armazéns da Companhia de Rolândia, Cambé e Ponta Grossa, no Paraná, e de Maracajú, em Mato Grosso do Sul. 

Importante evidenciar que em relação à unidade armazenadora de Ponta Grossa, também será realizada o desenvolvimento dos projetos executivos e a reforma do armazém. Com as obras de modernização, a Companhia poderá voltar a operar o armazém de Ponta Grossa em seu potencial máximo, armazenando até 420 mil toneladas de grãos. Hoje, esta capacidade está em 300 mil toneladas.

Ponta Grossa é uma rota do agronegócio por ser um importante centro de produção agrícola e ter uma malha rodoviária que escoa a produção. O Município é o primeiro produtor de milho, trigo, feijão, casulo de seda, frango de corte e erva-mate. Por conta da operacionalização da Maltaria Campos Gerais, no ano passado, a região deve assumir a liderança na produção estadual de cevada. 

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, recuperar a capacidade de armazenamento da Conab é garantir, não só ao agronegócio que tem um papel estratégico na economia brasileira, mas também para a agricultura familiar. Ajuda aos assentados que tenham um espaço de armazenamento com qualidade, que garanta um preço, que possam fornecer para o Programa de Aquisição de Alimento, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, com condições e possam ter uma vida digna. 

A modernização da unidade ponta-grossense também facilitará o escoamento da produção de grãos, notadamente trigo e soja, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma vez que está estrategicamente localizada a 200 km do Porto de Paranaguá. 

Em resumo, os armazéns da Conab desempenham um papel fundamental na regulação de preços, estocagem de excedentes, redistribuição de alimentos e apoio à agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE