PUBLICIDADE

Autorização é um marco para o futuro industrial de PG

Imagem ilustrativa da imagem Autorização é um marco para o futuro industrial de PG

A autorização ambiental para o início das obras da fábrica da Xbri Pneus em Ponta Grossa é um marco para a história do setor industrial da cidade. A autorização permite que a fabricante inicie a terraplanagem para a construção de um empreendimento épico: será o maior investimento industrial da história da cidade, com aporte de R$ 4 bilhões, segundo o protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura e a empresa, para a construção da maior fábrica de pneus do Brasil. 

Essa autorização assegura a instalação da fábrica na cidade e demonstra um grande comprometimento de todos os lados: da fábrica, que anunciou recentemente o investimento e já quer iniciar a obra o quanto antes; da prefeitura e dos vereadores, que se reuniram com a empresa, e se comprometeram a agilizar os processos para que a empresa pudesse se instalar o quanto antes fosse possível, e também ao Instituto Água e Terra e o Governo do Estado do Paraná, que foram bastante ágeis em liberar essa autorização prévia para a terraplanagem. 

É claro que essa autorização permite apenas a terraplanagem, ou seja, a preparação do solo para que a indústria possa ser construída depois – as obras em si só poderão ser iniciadas a partir da Licença Prévia, também emitida pelo mesmo Instituto Água e Terra, mas que aí, por ter mais detalhamentos, leva um pouco mais de tempo para que tudo seja aprovado, e depois, a Licença de Instalação, que leva em conta outros fatores. Mas o fato de já ter essa autorização ambiental prévia já ajuda muito a empresa, para acelerar os seus processos e já poder ir deixando tudo pronto para quando chegar o primeiro licenciamento. 

Tudo isso é necessário porque a Xbri tem bastante pressa: sua intenção é iniciar as obras estruturais neste ano para começar a produzir até o final do próximo ano – mesmo que em fases de teste, para iniciar 2027 já produzindo pneus em escala comercial. 

Pelo conjunto do que foi anunciado e pelo grande volume de investimentos a ser realizado, de R$ 4 bilhões em duas fases, a fábrica trará grandes impactos econômicos para Ponta Grossa. Serão 14,5 milhões de pneus produzidos por ano, em um ambiente que terá um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia.

Os impactos desse grande investimento serão sentidos já de imediato: já nesse ano, centenas de vagas de trabalho serão movimentadas durante a terraplanagem e início das obras. E quando estiver em funcionamento, mais de 1,2 mil postos de trabalho serão criados, impulsionando uma rede gigante de indiretos. 

É um grande investimento que irá gerar oportunidades e muita renda para Ponta Grossa e região, além de dividendos para a cidade e todo o Paraná, com a arrecadação de impostos – que são convertidos em investimentos para toda a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE