PUBLICIDADE

A vanguarda da UEPG em benefícios à sociedade

Imagem ilustrativa da imagem A vanguarda da UEPG em benefícios à sociedade

UUma decisão tomada ontem (24), pelo Conselho de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa oportunizará que mais jovens ingressem à instituição, usufruindo de todos os benefícios para uma formação profissional com qualidade. Foram abertas 105 vagas para 12 cursos de graduação. As vagas já serão ofertadas no Vestibular e Processo Seletivo Seriado para ingresso em 2025.

Além de reforçar a política do reitor Miguel Sanches Neto, que é de trazer cada vez mais estudantes para a universidade ponta-grossense, este aumento significa uma ampliação progressiva do número de alunos na instituição, porque as 105 vagas se multiplicarão ao longo da caminhada acadêmica e se tornarão mais de 500 alunos, ao final de um ciclo acadêmico. As vagas se somam às 2160 já ofertadas nos 44 cursos de graduação presenciais e totalizam 2265 oportunidades de ingresso na universidade.

Com 94% de professores mestres e doutores e ótimas avaliações por indicadores nacionais e internacionais (no ranking da QS University/Bricks, a UEPG está entre as 200 melhores colocadas). Trata-se de um complexo cultural e pedagógico que oferece educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, graduação (presencial e a distância), especialização, residência, mestrado (26) e doutorado (10). A instituição conta com 22 programas de mestrado acadêmico, 3 de mestrado profissional e 10 de doutorado, sendo 4 com conceito 5 na CAPES (Agronomia, Educação, Geografia e Odontologia). Com 878 discentes nos mestrados acadêmicos, 91 nos profissionais, 365 nos de doutorado, a UEPG tem 224 bolsas de mestrado e 112 de doutorado.

Com 60 anos de história e dois campi na cidade de Ponta Grossa e um em Telêmaco Borba, a universidade já teve extensões em outras cidades (Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e União da Vitória), ofertando 38 cursos de graduação e 6 habilitações (com, segundo o IGC MEC, 60% dos cursos nota 3 e 39% notas 4 e 5). Referência em Educação a Distância, mantém o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, com vários cursos em andamento, o que a faz presente em 51 polos. Tem ainda com uma Fazenda Escola (pedagógica e produtiva), um museu regional, um teatro histórico (Pax) e um moderno Hospital Universitário com 182 leitos, com residências médicas e multiprofissionais.

Especialistas reforçam que a universidade pública é um mundo: além de instituição de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa. Além disso, por meio da extensão, esse saber chega à sociedade na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas. Tudo isso acontece dentro e fora dos campi, polos universitários por onde circulam, todos os dias, professores, alunos, pesquisadores, servidores e outros colaboradores.

DE uma maneira em geral, as universidades públicas também alimentam o setor produtivo. Além de formar profissionais qualificados todos os anos, elas são as responsáveis por mais de 90% da pesquisa no país, depositando a vasta maioria das patentes brasileiras. Há ainda que se destacar os efeitos locais do trabalho realizado nas universidades públicas brasileiras. Hospitais, museus, cursos de línguas, aulas de dança são exemplos de atividades de extensão da universidade. Elas contribuem para suprir as demandas, inclusive econômicas, da sociedade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE