PUBLICIDADE

Novas creches trazem alento e tranquilidade às famílias

Imagem ilustrativa da imagem Novas creches trazem alento e tranquilidade às famílias

Ao anunciar a construção de 300 creches em 258 municípios, o Paraná reforça seu comprometimento em auxiliar os prefeitos a resolverem um problema crônico, que é a falta de vagas nessas unidades. A notícia traz um alento aos pais. Com investimento de R$ 391,4 milhões, é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná e o maior do País, com a previsão de atender entre 10.200 e 13.800 crianças.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, é o maior programa de construção de creches do Brasil, que mostra a preocupação do Governo do Estado com a primeira infância, considerada a fase da vida em que a criança tem a maior capacidade de absorver conhecimento. Outra questão: esse programa também resolve o problema daquela mãe que muitas vezes acaba perdendo uma vaga de emprego por não ter um lugar adequado para deixar o filho. Agora ela terá um bom lugar, onde ele aprenderá e será bem cuidado.

Estudos mostram que investir na primeira infância (0 a 6 anos) por meio de intervenções, como a Educação Infantil de qualidade, geram aumento da escolaridade e do desempenho profissional, redução de custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema de justiça penal no futuro de um indivíduo, além de ter impactos intergeracionais, no âmbito de escolaridade, emprego e saúde, e menos envolvimento em atividades criminosas. Isto é, os ganhos não são apenas individualmente. Ganha a coletividade.

Importante frisar que é na primeira infância que o desenvolvimento cerebral ocorre de forma mais acelerada, tornando a fase crucial para o desenvolvimento humano e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico do país. O investimento também fortalecerá a Política da Primeira Infância no Paraná, conforme a Lei Estadual 21.870/2023, que prevê a implantação do programa Infância Feliz e que, entre outras ações, trata da construção desses espaços. O Estado tem um dos menores índices do País de crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a creche, além de ter o segundo melhor índice de alfabetização de crianças do País.

Especialistas pontuam que no período da primeira infância, as crianças se desenvolvem física e intelectualmente de forma acelerada, estabelecendo novas conexões mentais com base na realidade vivenciada ao seu redor. Este momento é de extrema importância, pois as crianças aprendem muito, e caso sejam estimuladas por meio do cuidado, do afeto, da adequada nutrição, e com as interações com os adultos, isto pode auxiliar o cérebro a desenvolver seu potencial máximo, tornando a criança num futuro adulto promissor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE