PUBLICIDADE

A ideia é fazer do trânsito um lugar mai seguro para todos

Imagem ilustrativa da imagem A ideia é fazer do trânsito um lugar mai seguro para todos

A morte de uma família ponta-grossense em um acidente de trânsito na região do litoral do Paraná, no feriado de quarta-feira (1º), coincide com o início das atividades da Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa global que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. Com o objetivo de reduzir os altos índices de sinistros e mortes nas vias, o movimento mobiliza organizações, empresas e cidadãos com ações espalhadas por todo o país.

Com o tema da campanha deste ano, “A paz no trânsito começa por você”, é oportuno refletir que nas estradas ou vias urbanas, cada escolha faz a diferença. Portanto, cada pessoa pode contribuir para um trânsito mais seguro adotando atitudes simples, como respeitar os limites de velocidade, utilizar o cinto de segurança, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, atravessar a rua na faixa de pedestres e usar equipamentos de proteção ao andar de bicicleta. Pequenas ações cotidianas fazem uma grande diferença na segurança de todos.

Essa mensagem reforça a ideia de que cada indivíduo desempenha papel fundamental na promoção da segurança viária, seja como condutor, pedestre, ciclista, ou qualquer outro usuário da via. A conscientização e a adoção de comportamentos seguros por todos são essenciais para salvar vidas.

Em estudo divulgado pelo Ministério da Saúde no ano de 2023, as lesões de trânsito foram responsáveis no Brasil em 2020, por mais de 190 mil internações nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais conveniados. Também, estimou-se o custo para a sociedade de cerca de R$ 50 bilhões por ano com acidentes de trânsito, a maioria deste custo relativo é da perda de produção das vítimas seguido pelos custos hospitalares. 

Em 2023, Ponta Grossa registrou 1.941 acidentes de trânsito, um aumento de 9,7% em relação ao ano de 2022, quando foram registrados em 1.769 acidentes. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, dos 1.941 acidentes de trânsito ocorridos no ano de 2023 em Ponta Grossa, resultaram 2.257 vítimas feridas e 32 mortes, um aumento de 6,8% no número de vítimas e uma queda de 11% no número de mortes em relação a 2022 (2.113 feridos; 36 mortes).

Importante destacar que desde agosto de 2023, a 9ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, que possui atribuição nos Juizados Especiais Criminais, está realizando o projeto "Busca Ativa de Vítimas de Acidente de Trânsito". O projeto objetiva responsabilizar os condutores que ocasionaram acidentes de trânsito com feridos e, para além da resposta penal, busca-se oportunizar a reparação dos danos às vítimas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE