PUBLICIDADE

População quer solução para os problemas na área de saúde

Imagem ilustrativa da imagem População quer solução para os problemas na área de saúde

A expectativa da população ponta-grossense é que o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito tenha uma contribuição pontual e significativa para a resolução dos graves problemas verificados na área de saúde. Os vereadores da CPI pontuaram vários erros e negligência cometidos pela administração municipal, ao longo da investigação.

Os vereadores revelaram pontos inquietantes. Apenas no primeiro semestre deste ano, 65 pessoas morreram dentro da Unidade de Pronto Atendimento UPA Santa Paula e outras 190 na UPA Santana. Essas mortes, segundo a Comissão, têm como uma das causas a inexistência de leitos na rede estadual que levou pessoas a aguardarem transferência nas unidades.

O sobrecarregamento das duas Unidades de Pronto Atendimento ocorreu por conta do fechamento do Pronto Socorro Municipal, da interrupção do atendimento no Hospital Materno-Infantil e o baixo número de médicos nas unidades básicas de saúde.

Um dos pontos ressaltados pela CPI reporta-se sobre fechamento “inesperado” do Hospital Municipal Amadeu Puppi (PSM), em abril deste ano, provocando a sobrecarga de trabalho nas UPAs e UBSs da cidade para colocar pacientes em risco.

É importante lembrar que o problema de falta de médicos em Ponta Grossa começou com a saída dos 56 profissionais cubanos, em 2018, que atendiam pelo programa Mais Médicos. A CPI ressalta ter havido falta de ação da Prefeitura para contratação de mais profissionais.

Este relatório será encaminhado para órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. A Prefeitura considera a atividade da Comissão meramente política e que trabalha para melhorar o Sistema de Saúde.

Prover saúde pública de qualidade significa garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão. Esta área é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas. É importante que haja um bom sistema público de saúde que garanta uma população saudável e com qualidade de vida.

Desenvolver um planejamento em saúde é essencial para a organização dos processos e o desempenho das atividades de forma eficiente. Isso inclui a gestão de recursos e equipe, o gerenciamento dos leitos, o atendimento de qualidade, entre outros fatores.

Um diferencial desta CPI foi a transparência. Todas as oitivas foram transmitidas ao vivo nas páginas da Câmara Municipal. Que as 150 páginas sirvam para resolver os problemas mais urgentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE