PUBLICIDADE

Eleitor entra em contagem regressiva para ir às urnas

Imagem ilustrativa da imagem Eleitor entra em contagem regressiva para ir às urnas

Os ponta-grossenses entram em contagem regressiva para ir às urnas. As eleições estão agendadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno. As eleições federais (presidente, vice-presidente, senadores e deputados federais) atualmente coincidem com as estaduais (governadores, vice-governadores e deputados estaduais e distritais).

É um momento extremamente importante. Há mais de três meses, o Portal aRede e o Jornal da Manhã, pertencentes ao Grupo aRede, publicam matérias sobre a importância do voto consciente. A série Eleições 2022, oportunizou aos candidatos a apresentação de propostas. As entrevistas também foram úteis aos eleitores, possibilitando a eles a conhecerem projetos e os próprios postulantes aos cargos eletivos.

A participação política representa uma ampliação da cidadania e celebra a capacidade de legitimar a democracia representativa no Brasil. Nesse sentido, o voto é um importante instrumento. Afinal, o voto equipara as classes sociais e fortalece a capacidade de dialogar com a esfera pública.

Votar consciente refere-se à importância de formular a decisão de escolha do voto a partir de informações adequadas e verdadeiras sobre tudo o que envolve o cargo público e o candidato. Trata-se de ter no voto um sentimento de coletividade, de propostas que auxiliem a sociedade como um todo, que não privilegiem vantagens pessoais e que evidenciem que determinada candidata ou candidato esteja mais próximo de ser um representante responsável para o interesse público de maneira ampla e seguindo as leis.

Nessa perspectiva, é urgente que o eleitor seja informado sobre o programa dos partidos e dos candidatos/as, mas também da prática de ambos no exercício de funções públicas. Afinal, ao votar em um candidato ou candidata para qualquer cargo nestas eleições, o eleitor estará “contratando” uma visão de mundo e um modelo de Estado, pois os postulantes pertencem a partidos e correntes políticas de pensamento e irão defender seus ideários no exercício do mandato.

As eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente na vida de cada pessoa. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos. Desta forma, é importante dar mais valor à política e acompanhar com atenção e critério tudo que ocorre em Ponta Grossa, no Paraná e Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE