PUBLICIDADE

O destaque de PG no ranking da competitividade não é por acaso

Imagem ilustrativa da imagem O destaque de PG no ranking da competitividade não é por acaso

À véspera de completar 199 anos, Ponta Grossa passa a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros que se destacam no Ranking da Competitividade. A cidade ocupa a 87ª no Brasil, segundo estudo divulgado ontem (13), pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Este levantamento considera o desempenho da gestão municipal nas áreas de educação, infraestrutura, sustentabilidade ambiental e social, segurança pública, inovação, eficiência da máquina pública, capital humano e potencial de mercado.

Em relação ao ranking anterior, Ponta Grossa subiu 9 posições. O levantamento mostra que o Município se destaca no acesso à Educação (31ª posição); Telecomunicações (37ª); Saneamento (39ª); acesso à Saúde (56ª); Inserção Econômica (84ª); Capital Humano (105ª); e Inovação e Dinamismo Econômico (120ª). São desafios do Município: Segurança, Sustentabilidade Fiscal, Meio Ambiente, Qualidade de Saúde, Qualidade de Educação e funcionamento da Máquina Pública.

O Ranking de Competitividade permitirá à prefeita Elizabeth Schmidt ter um amplo mapeamento dos desafios, direcionando de forma mais precisa o planejamento e atuação daquilo que é prioritário. Dessa forma, o levantamento pretende ser uma ferramenta simples e objetiva para pautar a administração pública na melhoria da competitividade e da gestão pública local.

Neste cenário, os servidores têm à disposição um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma ainda mais precisa, metodologias para planejar, priorizar e executar políticas públicas. Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos políticos. 

Este ranking simplifica a capacidade do município em entregar bons resultados para a população usando os recursos disponíveis. Isso é fundamental para a promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

Este mesmo estudo aponta que o Paraná voltou ao top-3 do Ranking de Competitividade dos Estados 2022. Desde 2017 o estado não ficava entre os três mais competitivos do país e segue como o segundo mais bem colocado da região Sul.  A evolução significativa do Paraná é resultado do ótimo desempenho em pilares importantes, como Eficiência da Máquina Pública (+4), Segurança Pública (+2) e Inovação (+1). Em todos esses pilares o estado está no top-3. Para melhorar, o Paraná evoluiu em Solidez Fiscal (+5), chegando à décima colocação. O estado caiu em Infraestrutura (-3), Potencial de Mercado (-2), Capital Humano (-2) e Educação (-1). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE