PUBLICIDADE

A importância de uma carta com 900 mil assinaturas

Imagem ilustrativa da imagem A importância de uma carta com 900 mil assinaturas

Ponta Grossa reagiu nessa quinta-feira (11), às tentativas do presidente Jair Bolsonaro em desestabilizar as instituições e o próprio país. O Município reforçou o evento nacional para Leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, em evento convocado pela Frente Ampla Democrática realizado na Praça Santos Andrade, em frente à UEPG. O ato destacou os “direitos sociais, contra a violência, o desemprego e a fome”. A Frente Democrática ressalta que “hoje, cerca de 33,1 milhões de brasileiros estão em situação de fome. São 14 milhões de pessoas a mais que em 2020. Houve um regresso a uma situação da década de 1990, quando o Brasil enfrentou a fome”.

São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional. Agora em que o país atravessa profundas crises econômica, social e principalmente política — com a democracia, voltando a ser ameaçada pela atual conjuntura política. O achatamento das políticas públicas e o agravamento da desigualdade social — com menos moradia, menos saúde e menos geração de emprego —, a democracia vem sendo constantemente ameaçada pelo atual governo.

Entre outros objetivos, este documento tem como propósito combater as notícias falsas e ataques contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro> nele, já constam mais de 795 mil assinaturas, entre juristas, professores, atletas, artistas, políticos e membros da sociedade civil.

Em entrevistas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez afirmações falsas sobre o funcionamento do sistema das urnas eletrônicas. Importante ressaltar que não é verídica a existência de uma sala-cofre para apuração do resultado dos votos. O presidente fez também afirmações falsas sobre a vacinação e a pandemia.

Mas, qual resultado prático pode ter carta pela democracia, que já tem mais de 900 mil assinaturas? Para especialistas, o primeiro grande resultado da mobilização é a formação de uma frente ampla em prol da democracia. É um passo inicial nessa direção, especialmente se tratando de manifestos que reuniram diversos setores da sociedade, inclusive do empresariado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE