PUBLICIDADE

Os desafios para quem está no ‘top 10’ do emprego

Imagem ilustrativa da imagem Os desafios para quem está no ‘top 10’ do emprego

O levantamento divulgado ontem (8), pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com base em dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, referendando Ponta Grossa entre as cinco cidades do Paraná que se destacam no ‘top 10 nacional’ da geração de empregos, impõe mais desafios à cidade administrada por Elizabeth Schmidt.

O Município, a partir deste cenário, deve definir um planejamento estratégico para ofertar um número maior de cursos profissionalizantes, intensificar a política de captação de novas indústrias, ampliar áreas para atender as demandas das empresas e, também, garantir à população melhor qualidade de vida; ruas pavimentadas; educação, saúde e transporte eficientes; e segurança para todos.

Otimista e entusiasta, a prefeita cita que este é um indício muito evidente que Ponta Grossa supera as dificuldades da pandemia, com um crescimento líquido de empregos. Segundo afirma, isso é resultado de trabalho sério, transparência e de muito esforço. Acrescentando que existe uma ação muito forte na formalização de trabalhadores, alcançando quase 5 mil novos microempreendedores individuais inscritos em apenas um ano. 

No ranking divulgado nessa quarta-feira, nas primeiras colocações aparecem Cascavel (5º lugar, com 1.598 trabalhadores efetivados), Curitiba (6º com 1.561), Foz do Iguaçu (7º com 1.381), Ponta Grossa (8º com 1.227) e Francisco Beltrão (9º com 1.220). 

O emprego, notadamente, é a melhor entre todas as políticas sociais. O problema, talvez, não esteja na criação de novas vagas, e sim no fechamento delas. Neste sentido, deve existir um plano emergencial de ação para atender aos trabalhadores que eventualmente sejam demitidos por não atender às expectativas do mercado ou até mesmo pelo fechamento de suas empresas.

Capacitar o cidadão tem um grande peso neste atual momento. Profissionais com uma boa qualificação profissional têm mais chances de conquistar a vaga que estão buscando e crescerem no mercado de trabalho, o que faz com que consigam obter uma remuneração melhor. Ponta Grossa desempenha com méritos esta questão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE