PUBLICIDADE

A vacina da vida chega hoje às crianças de PG

Imagem ilustrativa da imagem A vacina da vida chega hoje às crianças de PG

Sim, sexta-feira (21), é um dia histórico em Ponta Grossa, assim como foi dia 19 de janeiro de 2021, quando se iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19. Hoje, toda a estrutura da saúde pública se mobiliza para assegurar a vida ao público infantil, em resposta a esta terrível doença, responsável por milhares de mortes, no Município.

Com o quantitativo de 2.747 doses, serão contempladas nessa primeira ação as crianças cadastradas de 5 a 11 anos dos grupos prioritários (comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas), e as crianças do grupo geral da faixa etária de 11 anos, divididos da seguinte forma: 746 prioritários e 2.001 crianças de 11 anos.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação. A FMS ainda reforça que as crianças estejam acompanhadas de apenas um responsável e cheguem com 5 minutos de antecedência do horário agendado, para evitar aglomerações.

A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada no dia 5 janeiro. Para a imunização das crianças de 5 a 11 será necessária a presença dos responsáveis no ato da vacinação. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas entre a D1 e D2.

Apesar de as crianças desenvolverem quadros menos graves de Covid-19, dados de 2020 e 2021 do Ministério da Saúde apontam que o Brasil soma 1.449 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência do novo coronavírus. Além disso, foram registrados mais de 2.400 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid-19. A médica infectologista Joana D'arc Gonçalves ressalta a proteção que a vacina confere às crianças. 

É importante que as crianças também sejam vacinadas no contexto da pandemia porque quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior será a proteção coletiva. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE