PUBLICIDADE

Combate ao tráfico é prioridade da segurança

Imagem ilustrativa da imagem Combate ao tráfico é prioridade da segurança

Droga apreendida representa criminalidade menor e mais tranquilidade às famílias. É com esta expectativa que se deve exaltar o trabalho das forças de segurança no enfrentamento diário e sistemático à atividade criminosa liderada pelos traficantes. Ontem (3), em Ponta Grossa, mais de 160 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal. A operação teve perseguição e acidente e resultou, também, numa prisão.

O comércio ilícito da droga alimenta o crime e gera muito mais violência. As relações do tráfico com o crime se dão em decorrência da motivação financeira, assim como da coação e do vício. Um dos fatores que alimentam a estrutura do narcotráfico é a necessidade dos dependentes com o consumo de droga. Assim, quando não possuem condições financeiras para adquiri-las passam a praticar delitos, ou lhes restam a possibilidade de prestar serviço ao tráfico em troca da tão desejada substância.

A criminalidade hoje ocorre tanto nos bairros nobres, quanto nas periferias. Nestas, há uma propensão maior devido especialmente ao tráfico de drogas e suas conseqüências junto à população local. Devido à falta de assistência social pelo Estado, os habitantes destas comunidades se tornam alvos fáceis dos chefes do tráfico, fortalecendo a ação do tráfico no local.

É neste cenário que se destaca a importância das operações integradas, ações ostensivas, de patrulhamento, de investigação e de fiscalização desencadeadas pelas forças de segurança pública do Paraná, que resultaram na apreensão de 219 toneladas de drogas nos primeiros nove meses de 2021. Este número consta no relatório de apreensão de drogas, da Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp), e aponta um aumento de 5,34% na apreensão de entorpecentes no Estado.

Se comparados os primeiros nove meses de 2021 com o mesmo período de 2020, a apreensão de crack aumentou 32,63%. Em números absolutos, de janeiro a setembro de 2021 foram recolhidos das ruas 1.302,94 quilos da droga, e em 2020 foram 982,37 quilos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE