PUBLICIDADE

PG tem dia decisivo para implantação da ESA

Imagem ilustrativa da imagem PG tem dia decisivo para implantação da ESA

Com todo respeito às concorrentes Santa Maria (RS) e Recife (PE), mas Ponta Grossa deve ser a escolhida do Exército Brasileiro para sediar a nova sede da Escola de Formação de Sargentos (ESA). É uma cidade com amplo histórico e tradição no acolhimento de militares. Soma-se também o fato de sediar importantes unidades militares, sendo referência para o Brasil.

A infraestrutura e a localização geográfica são pontos que pesam muito a favor de Ponta Grossa. A cidade é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. É o município de maior porte mais próximo de Curitiba – fica a 108 quilômetros da Capital, a aproximadamente de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilômetros do Porto de Paranaguá. 

Ponta Grossa é um ramal logístico, com entroncamento rodoviário que permite acesso fácil às demais regiões paranaenses e aos estados vizinhos, além de um aeroporto recentemente remodelado com disponibilidade de voos diários para São Paulo. Tem mais: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concordou em desocupar a área em que está instalada a Fazenda Modelo, no distrito de Itaiacoca, deixando o terreno de 4,5 mil hectares à disposição para a construção da ESA. Em contrapartida, a instituição militar vai destinar um espaço no município vizinho de Palmeira para que a empresa pública possa dar continuidade aos trabalhos de pesquisa.

Ponta Grossa é finalista na concorrência para sediar o projeto após uma seleção entre 18 municípios brasileiros. O resultado deve ser divulgado na primeira semana de agosto, depois de avaliação das propostas pelo conselho responsável. O empreendimento deve receber investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e reunir um contingente que deve chegar a 10 mil pessoas.

Criada em 1945, a Escola Sargento Max Wolf Filho se localiza em Três Corações (Minas Gerais) desde 1949. A instituição de ensino superior do Exército forma sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. O Exército iniciou estudo para a sua transferência para um novo local para ampliar a formação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE