PUBLICIDADE

Os responsáveis não podem ficar impunes

Imagem ilustrativa da imagem Os responsáveis não podem ficar impunes

Na esteira crescente dos números de morte e de contágio pelo novo coronavírus, ficam evidentes a omissão do governo federal e os maus exemplos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito, do Senado Federal, Pedro Hallal, epidemiologista e pesquisador, disse que quatro em cada cinco mortes pela doença no país eram evitáveis caso o governo federal tivesse adotado outra postura — apoiando o uso de máscaras, medidas de distanciamento social, campanhas de orientação e, em simultâneo, acelerando a aquisição de vacinas. Pelo menos 400 mil pessoas não teriam morrido pela pandemia.

Os números são extremamente graves. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa confirmou, nesta quinta-feira, que mais 226 ponta-grossenses foram positivados para o coronavírus. O número consta no boletim oficial desta quinta-feira (24) sobre a doença, o qual também confirma a ocorrência de mais oito óbitos pelo vírus. Com os novos números revelados, Ponta Grossa passa a contar com 44,8 mil casos confirmados e 1.083 mortes em decorrência da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (24) mais 9.999 casos confirmados e 71 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.243.845 casos confirmados e 30.169 óbitos.

Em artigo publicado no Portal aRede, nesta quarta-feira (23), o médico Antônio Alcides Klug Junior cita que a pandemia foi negligenciada. ‘‘As soluções para a mitigação dos seus nefastos efeitos em mortes e sobre a economia foram negligenciadas, ignoradas e deliberadamente evitadas pelos mais variados motivos quais sejam: políticos, econômicos, ideológicos ou obscurantistas’, assinala.

A questão é: quem fará Justiça? Quem pagará este custo social pelas milhares de mortes ocorridas em Ponta Grossa, no Paraná e Brasil? Quem vai amparar os milhares de filhos órfãos que perderam seus pais para a covid? Os responsáveis não podem ficar impunes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE